Topo

BA: show pós-eleições leva foliões às ruas em 'Carnaval' na pandemia; vídeo

O cantor Neto LX faz show lotado durante a pandemia em São Félix do Coribe (BA) - Reprodução
O cantor Neto LX faz show lotado durante a pandemia em São Félix do Coribe (BA) Imagem: Reprodução

Mattheus Miranda

Colaboração para o UOL, em Salvador (BA)

01/12/2020 19h55

Vídeos de aglomeração em comícios e festejos políticos seguem repercutindo nas redes sociais. A reeleição do prefeito Chepa Ribeiro (PP) aconteceu ainda no primeiro turno, mas, segundo o empresário do artista LX Neto, a festa só foi celebrada ontem por milhares de pessoas no município São Félix do Coribe, na Bahia. O UOL tentou pegar esclarecimentos com a prefeitura, mas não teve retorno.

Nas imagens que circulam pelas redes sociais, moradores da cidade do interior baiano comemoram o resultado ao som do cantor, em sua maioria, sem o uso da máscara e sem respeitar o distanciamento mínimo durante a pandemia do coronavírus.

O artista ainda publicou um vídeo da apresentação em suas redes sociais, mostrando o clima de "Carnaval" fora de época, com direito até a trio elétrico. "Show hoje, dia 29 de novembro, em São Félix do Coribe-Ba. Aos poucos vamos voltando, Neto LX e o Gordinho do Piseiro".

Procurado pelo UOL, o empresário do artista, Rodrigo Santiago, preferiu não comentar sobre a aglomeração e disse que a prefeitura foi responsável pela organização do show. "Foi um evento de comemoração à reeleição do prefeito da cidade. Acho que o melhor seria ver com ele. Preferimos não nos pronunciar sobre o assunto", disse.

A reportagem entrou em contato com o prefeito Chepa Ribeiro, mas não obteve resposta até o momento da publicação desta matéria.

Três mil pessoas no show, diz PM

Procurada pelo UOL, a Polícia Militar do Estado da Bahia informou que mais de três mil foliões estiveram presentes no evento. Ainda segundo informações do comando da 30ª CIPM, a unidade acompanhou o evento mantendo o policiamento ostensivo.

No entanto, os agentes evitaram forçar a parada da festa para evitar colocar em risco a integridade das pessoas.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) já contabilizou 417 casos do novo coronavírus (Covid-19) na cidade de São Félix do Coribe, com sete óbitos confirmados pela doença.

Vale lembrar ainda, que a SESAB recomenda que a população tenha comportamentos seguros, a exemplo da utilização da máscara, manutenção do distanciamento social e higiene frequente das mãos.

Estes hábitos são os mais eficazes para reduzir a taxa de incidência de novos casos.

"Ressaltamos ainda que existe o Decreto Estadual nº 19.964, que envolvem atividades com a presença de público de até 200 pessoas, tais como: eventos desportivos, religiosos, shows, feiras, circos, eventos científicos, passeatas e afins", informa a assessoria da secretaria de saúde do estado da Bahia.