PUBLICIDADE
Topo

'Terra Nostra' revelou Maria Fernanda Candido, a mais bonita do século

Francesco (Raul Cortez) e Paola (Maria Fernanda Cândido) também estiveram na trama
Francesco (Raul Cortez) e Paola (Maria Fernanda Cândido) também estiveram na trama
Reprodução/Globo

De Splash, no Rio

21/11/2020 04h00

"Terra Nostra", de Benedito Ruy Barbosa estreou no Globoplay este mês. Focada no jovem casal Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda), a trama fez sucesso na Globo e fala da imigração italiana no fim do século XIX e nas primeiras décadas do século XX. Mas a novela vai além da dupla.

Continua depois da publicidade

Giuliana (Ana Paula Arósio) é uma jovem italiana, linda e romântica que vem com seus pais para o Brasil, mas fica órfã no navio, onde conhece e se apaixona perdidamente por Matteo (Thiago Lacerda). Eles acabam se desencontrando, e ela é acolhida por Francesco (Raul Cortez), amigo dos seus pais.

Giuliana (Ana Paula Arósio) é uma jovem italiana, linda e romântica que emigra com seus pais para o Brasil, mas fica órfã no navio, onde conhece e se apaixona perdidamente por Matteo (Thiago Lacerda) - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Giuliana (Ana Paula Arósio)
Imagem: Divulgação/Globo

"Foi uma história que pegou o Brasil, as pessoas tinham carinho pela Giuliana. Ela tinha aquela coisa de sofrer muito, tinha uma coisa maternal presente nela", contou Ana Paula Arósio ao Memória Globo.

Matteo também se apaixona por Giuliana no navio e os dois só têm ao outro lá dentro. Após o desencontro, o italiano casa-se com Rosana (Carolina Kasting), filha de Gumercindo (Antonio Fagundes), o dono da fazenda em que se emprega.

Continua depois da publicidade
Matteo (Thiago Lacerda) é um jovem imigrante italiano que encontra em Giuliana (Ana Paula Arósio) sua companheira para a vida, mas o destino não permite que eles fiquem juntos. Casa-se com Rosana (Carolina Kasting), filha de Gumercindo (Antonio Fagundes), o dono da fazenda onde se emprega - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Matteo (Thiago Lacerda)
Imagem: Divulgação/Globo

É uma história linda, me emociona todo processo de memória que tenho do que significou na minha carreira.

Thiago Lacerda ao Memória Globo

A novela também marcou a estreia de Maria Fernanda Cândido como atriz. Ela viveu a italiana Paola, amante de Augusto (Gabriel Braga Nunes) e, ao longo da trama, se apaixona perdidamente por Francesco. Eles gravaram uma cena romântica, nus em uma banheira, que fez sucesso na época.

"A cena da banheira, pensei, 'como vou tirar toda a minha roupa e parecer que estou totalmente pelado com a Maria Fernanda'. Para a surpresa minha, a cena foi muito bonita", disse Raul Cortez na época.

Continua depois da publicidade
Paola (Maria Fernanda Cândido), a bela imigrante italiana se apaixona por Augusto (Gabriel Braga Nunes), filho de seu patrão Altino (Odilon Wagner). Abandona a vida no campo para viver em São Paulo, perto do seu amante. No decorrer da história, vive uma paixão intensa com Francesco (Raul Cortez) - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Paola (Maria Fernanda Cândido)
Imagem: Divulgação/Globo

O "Fantástico" abriu uma votação para o público eleger a "mulher mais bonita do século" na época que a novela foi exibida. Maria Fernanda Cândido foi a vencedora.

'Amore Mio'

Francesco se envolve com Paola após se cansar das maldades cometidas pela mulher Janete (Ângela Vieira). Ele era muito carinhoso com Paola e a chamava de 'Amor mio', termo que acabou se popularizando na época da novela.

"Foi incrível o envolvimento amoroso porque mexeu com o preconceito das pessoas. É fácil admitir que uma mulher goste de um homem mais velho por interesse, mas é difícil admitir que ela goste dele por amor e era o que estava acontecendo", disse Raul Cortez ao site Memória Globo.

Continua depois da publicidade

Sucesso

"Terra Nostra" foi uma das novelas mais vendidas no exterior, tendo sido exibida em mais de 80 países, como Colômbia, Croácia, El Salvador, Espanha, França, Guatemala, Honduras, Israel, Itália, Letônia, Lituânia, Marrocos, Romênia e Sérvia.

Marco Antônio (Marcello Antony), o bon vivant, filho de Francesco se apaixona por Giuliana, mesmo sabendo que ela espera um filho, fruto de uma noite de amor com Matteo. Janete, mãe do rapaz, não aceita o casamento, já que é preconceituosa e tem aversão aos italianos.

Marco Antonio (Marcello Antony) - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Marco Antonio (Marcello Antony)
Imagem: Divulgação/Globo

Rosana tem um casamento infeliz com Matteo, que sonha em reecontrar Giuliana e abandona para ir atrás de seu grande amor.

Continua depois da publicidade
Rosana (Carolina Kasting) - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Rosana (Carolina Kasting)
Imagem: Divulgação/Globo

Gumercindo é um fazendeiro, pai de Rosana e Angélica (Paloma Duarte), que trata com frieza sua mulher, a submissa Maria do Socorro (Débora Duarte). O coronel culpa a esposa pelo fato de não terem conseguido gerar um filho homem.

Gumercindo (Antônio Fagundes) e Maria do Socorro (Débora Duarte) - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Gumercindo (Antônio Fagundes) e Maria do Socorro (Débora Duarte)
Imagem: Divulgação/Globo

"No começo da novela, as pessoas vieram falar comigo, 'você vai fazer um vilão?'. Ele era um escravocrata, preconceituoso, negro para ele era pior que animal, ele era um prepotente, esse era o perfil do personagem", lembrou Antonio Fagundes ao Memória Globo

Gumercindo (Antônio Fagundes)  é dono de uma grande fazenda de café, casado com Maria do Socorro (Débora Duarte), pai de Rosana (Carolina Kasting) e Angélica (Paloma Duarte). Ao longo da trama, vira sogro de Matteo (Thiago Lacerda), que se casa com Rosana - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Gumercindo (Antônio Fagundes)
Imagem: Divulgação/Globo
Continua depois da publicidade

"O Benedito tem esse poder de ir no fundo da alma dos personagens e descobrir que todos são humanos, ele acredita que o homem é bom. Gumercindo acabou conquistando porque por trás dessa casca grossa, ele era um homem extremamente sensível"

Antonio Fagundes

Maria do Socorro, mulher de Gumercindo e mãe de Rosana e Angélica (Paloma Duarte). É submissa e se responsabiliza pelas tarefas domésticas, já que não há mais escravos para ajudá-la

Maria do Socorro (Débora Duarte) é mulher de Gumercindo (Antonio Fagundes) e mãe de Rosana (Carolina Kasting) e Angélica (Paloma Duarte). Submissa, se responsabiliza pelas tarefas domésticas, já que não há mais escravos para ajudá-la - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Maria do Socorro (Débora Duarte)
Imagem: Divulgação/Globo

Naná (Adriana Lessa) era escrava da fazenda de Gumercindo, engravidou dele e foi expulsa. Dá à luz o filho homem com que ele tanto sonhava. No final da novela, o fazendeiro acaba aceitando o filho que diz que "um dia, o senhor vai ter orgulho de mim".

"Eu já tenho", responde o pai.

Naná (Adriana Lessa)  e Antenor (Jackson Antunes) capataz de Gumercindo (Antonio Fagundes) - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Naná (Adriana Lessa) e Antenor (Jackson Antunes) capataz de Gumercindo (Antonio Fagundes)
Imagem: Reprodução/Globo
Continua depois da publicidade

Augusto é filho de Altino (Odilon Wagner), formado em Direito e divide seu amor entre a italiana Paola, que já era sua amante, e Angélica, com quem se casa.

Augusto (Gabriel Braga Nunes) é filho de Altino (Odilon Wagner), formado em Direito e divide seu amor entre a italiana Paola (Maria Fernanda Cândido), que já era sua amante, e Angélica (Paloma Duarte), com quem se casa - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Augusto (Gabriel Braga Nunes)
Imagem: Divulgação/Globo

Bartolo (Antonio Calloni) é um italiano, amigo de Matteo, casado com Leonora (Lu Grimaldi), uma mulher decidida e apaixonada pelo marido, com quem tem uma filha. Trabalha na casa de Gumercindo.

Bartolo (Antônio Calloni) e Leonora (Lu Grimaldi) - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Bartolo (Antônio Calloni) e Leonora (Lu Grimaldi)
Imagem: Divulgação/Globo

A novela trouxe ainda o saudoso Elias Gleizer como padre Olavo, da região da fazenda de Gumercindo (Antonio Fagundes). Genésio Amadeu como Damião, Lolita Rodrigues vivendo a espanhola Dolores, Claudia Raia interpretando Hortênsia, mãe adotiva de Juanito, filho de Giuliana e Matteo, e grande elenco.

Continua depois da publicidade
Claudia Raia interpretou Hortênsia em 'Terra Nostra' - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Claudia Raia interpretou Hortênsia em 'Terra Nostra'
Imagem: Divulgação/Globo