Topo

'Uncharted' com Tom Holland será sucesso ou mais um filme gamer fracassado?

Tom Holland mostrou o visual de seu personagem, Nathan Drake, em "Uncharted"
Tom Holland mostrou o visual de seu personagem, Nathan Drake, em "Uncharted"
reprodução/Twitter

De Splash, em São Paulo

05/11/2020 04h00

Chegaram ao fim as gravações do filme de "Uncharted", baseado nos games de mesmo nome, e a gente já começa a discutir se a produção vai fazer jus ao material original. O visual de Tom Holland como um Nathan Drake mais jovem (foto acima) levantou debate: vai ser bom?

Para efeitos de comparação, este é Nathan Drake mais velho nos jogos de "Uncharted" (de PlayStation 3 e PlayStation 4).

Continua depois da publicidade
nathan drake - reprodução/Naughty Dog/Sony - reprodução/Naughty Dog/Sony
Nathan Drake é personagem dos games "Uncharted"
Imagem: reprodução/Naughty Dog/Sony

Dá para enxergar alguns traços de Tom Holland aí? Dá.

Eles têm em comum o lábio fino, a testa franzida e a roupa de quem parece ter pulado de um penhasco para escapar de uma explosão.

Semelhança física com a obra original é importante, mas não é tudo. Difícil é saber se "Uncharted" sobreviverá à maldição de jogos que viram filmes: até poucos anos atrás, ninguém botava muita fé nesse tipo de adaptação.

Angelina Jolie que o diga, já que atuou como Lara Croft em 2001 e 2003 e não encantou os fãs dos jogos "Tomb Raider" (franquia que inspirou muito "Uncharted", inclusive).

Continua depois da publicidade
jolie como lara croft - reprodução - reprodução
Angelina Jolie como Lara Croft nos primeiros filmes de "Tomb Raider"
Imagem: reprodução

Quem ganhou elogios no papel de Lara foi Alicia Vikander em 2018; não se trata de ser melhor ou pior atriz do que Jolie, mas o roteiro entendeu que a personagem poderia ser mais do que sex symbol. Por que não fazer uma trama minimamente ambiciosa, respeitando os fãs? Assim fizeram.

alicia como lara croft - reprodução - reprodução
Alicia Vikander como Lara Croft na nova franquia "Tomb Raider"
Imagem: reprodução

A chave é não subestimar o público gamer.

Basta ver os últimos ganhadores do prêmio Jogo do Ano (que, no passado, já foi vencido por "Uncharted") para entender que os jogadores têm exigido grandes histórias: "Breath of the Wild", "God of War" e "Sekiro" estão longe do clichê "tiro, porrada e bomba".

Mas não estamos dizendo que "Uncharted" precisa ter uma crítica social profunda. Esse estilo combina mais com outro sucesso da produtora Naughty Dog, a franquia "The Last of Us" que vai virar série da HBO. "Uncharted" não precisa ter tantas camadas emocionais, basta ser muito divertido.

Continua depois da publicidade

Ok, não precisa ser tão divertido assim...

Mas Nathan Drake, o novo herói interpretado por Tom Holland, precisa ser quase tão carismático quanto Peter Parker. O público precisa gostar de Nate, torcer por ele, sorrir com seu charme e sofrer junto enquanto ele sobrevive às situações mais inimagináveis do mundo.

E tudo, tudo, tudo no visual deste filme precisa ser absolutamente impressionante.

Duvida? Então dá uma olhadinha nesta sequência de cenas do quarto jogo:

Continua depois da publicidade

"Uncharted" não precisa dar alguma explicação científica para como Nate sobreviveu a alguma queda imensa, mas a cena em que Nate sobrevive a essa queda imensa precisa ser de cair o queixo. O filme já será divertido se conseguir traduzir 50% da eletricidade que sentimos com os quatro games.

uncharted 2 - reprodução/Naughty Dog/Sony - reprodução/Naughty Dog/Sony
Cena do game "Uncharted 2"
Imagem: reprodução/Naughty Dog/Sony

Harrison Ford ainda voltará a atuar em "Indiana Jones 5", mas um eventual bom trabalho de todos os envolvidos em "Uncharted" pode até confirmar Nathan Drake como o "Indiana dos tempos modernos".

Com todo respeito ao veterano, é claro, pois algo nos diz que Indiana Jones e Lara Croft entenderiam a paixão de Nathan por enigmas e perigos.