PUBLICIDADE
Topo

Reabertura de cinemas em SP atrai curiosos e órfãos das telonas: Minha vida

Cinemas reabrem em SP
Cinemas reabrem em SP
Iwi Onodera/UOL

Renata Nogueira

De Splash, em São Paulo

10/10/2020 16h57

São Paulo entra oficialmente hoje na fase verde do Plano São Paulo de retomada da economia. No dia em que o Brasil chegou aos 150 mil mortos pela covid-19, as salas de cinema, fechadas desde março, foram autorizadas a reabrir.

Splash foi ao Cinemark do Shopping Market Place, na zona sul da capital, acompanhar a movimentação no primeiro dia de funcionamento após quase sete meses. A rede tem 23 complexos na cidade, e o cinema do Market Place é o primeiro a reabrir.

Continua depois da publicidade

Cinemas reabrem em São Paulo

Os protocolos de higiene e distanciamento social seguidos foram definidos pelas autoridades e, no caso do Cinemark, validados por infectologistas do hospital Albert Einstein. Splash já passou pela experiência de voltar aos cinemas na pandemia e contou o que muda.

Os infectologistas vieram para certificar os procedimentos e corrigir qualquer erro. Foi um longo processo de cinco meses revisando a experiência dos clientes e avaliando cada ponto de contato com o olhar dos médicos para cada detalhe da operação Daniel Campos, diretor de marketing da rede

Cinemas reabrem em SP - Iwi Onodera/UOL - Iwi Onodera/UOL
Imagem: Iwi Onodera/UOL

E quais são os protocolos?

Continua depois da publicidade
  • As salas operam com no máximo 60% da capacidade (Cinemark optou por 40%)
  • Apenas duas pessoas do mesmo grupo podem se sentar juntas
  • Na compra do ingresso, poltronas ao redor são bloqueadas

Em outras redes, seguindo a orientação das autoridades, a liberação é de até seis pessoas do mesmo grupo.

Entre os frequentadores, o estudante de cinema Victor Felipe dos Reis, de 23 anos, era um dos mais ansiosos pela reabertura. Ele viu no dia anterior que o cinema reabriria e veio do bairro Campo Limpo para retomar o hábito que tinha antes do isolamento social de ir ao cinema semanalmente.

Estudante de cinema escolheu dois títulos para assistir na reabertura - Iwi Onodera/UOL - Iwi Onodera/UOL
Estudante de cinema escolheu dois títulos para assistir na reabertura
Imagem: Iwi Onodera/UOL

Antes eu ia quase todos os dias ao cinema. Até repetia os filmes. Victor Felipe dos Reis, escolheu dois filmes para ver hoje: 'Harry Potter e a Pedra Filosofal' e 'As Faces do Demônio'

Alguns frequentadores do shopping se mostraram surpresos com a reabertura. Foi o caso da família Pivato, que mora perto do shopping e passou pelo cinema depois de almoçar na praça de alimentação.

Continua depois da publicidade
Cinemas reabrem em SPCinemas reabrem em SP - Iwi Onodera/UOL - Iwi Onodera/UOL
Imagem: Iwi Onodera/UOL

Não sabíamos que já reabriria hoje. Desde que flexibilizou passamos a frequentar restaurantes. Sou da área de saúde e conheço os protocolos rigorosos. Cilene Gaeta, 47, que estava acompanhada da filha Giuliana, de 14 anos, e do marido Márcio, 49.

Já Claudirene Silva, de Betim (MG), veio acompanhar a sobrinha no aniversário dela de 16 anos. A vinda ao cinema foi uma surpresa feita pelo namorado da menina. A tia conta que se sente segura de trazer os adolescentes, já que os casos em São Paulo estão em queda.

Acho que só pega mesmo quem se descuida.

Cinemas da rede Cinemark e Cinépolis reabrirão gradualmente na próxima quinta-feira (15). Além dos cinemas, museus e teatros também já têm liberação para reabrir na capital paulista.