Topo

Página Cinco

Só a coleção Vaga-Lume pode reunificar o Brasil

Meninos Sem Pátria - Reprodução
Meninos Sem Pátria Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

16/11/2020 10h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Há alguns dias, escrevi sobre dois livros que estão para sair pela coleção Vaga-Lume, da editora Ática: "Ponha-se No Seu Lugar", de Ana Pacheco, e "Os Marcianos", de Luiz Antonio Aguiar. Pegando carona na notícia, fiz uma sondagem informal no Twitter. Joguei no ar: qual é o seu livro favorito da série? A repercussão me impressionou.

"O Escaravelho do Diabo", de Lúcia Machado de Almeida, talvez tenha sido o romance mais citado. "O Rapto do Garoto de Ouro", de Marcos Rey, e "A Ilha Perdida", de Maria José Dupré, também foram muito lembrados. "O Mistério do Cinco Estrelas", outro de Rey, "A Turma da Rua Quinze", de Marçal Aquino, "O Feijão e o Sonho", de Origenes Lessa, "Aventura no Império do Sol", de Silvia Cintra Franco, "As Aventuras de Xisto", "Spharion" e "O Caso da Borboleta Atíria", os três de Lúcia Machado de Almeida... Em milhares de respostas, menções a parte considerável dos cento e tantos títulos publicados pela série, que já vendeu mais de 8 milhões de exemplares.

As pessoas exalam afeto ao mencionar a coleção Vaga-Lume. Além de bonito, isso é ótimo. Mais do que falar sobre a importância de certas leituras, apontar a genialidade dos clássicos ou exaltar virtudes estéticas, a melhor forma de convencer alguém a passar um tempo de sua vida mergulhado num calhamaço de papel é convencê-lo de que, antes de tudo, aquele livro é legal.

Nesse campo, a série foi (é) magistral. Por mais que permitam diversas camadas de leitura, suas histórias são sobretudo legais, cativantes, envolventes. Pergunto-me: dos que demonstram paixão pela coleção - e pelas memórias e sensações que ela desperta, elementos essenciais para compreendermos tamanho saudosismo -, quantos seguem descobrindo ou criando novos afetos literários?

Futricando perfis alheios, notei que gente de todo espectro político demonstra esse carinho pela coleção. Bolsonaristas, lulistas, esquerdistas, o povo do revólver, isentões, a direitaça que agora tenta se fantasiar de centro... Todo mundo tem seu clássico vagalumesco favorito. Talvez a série Vaga-Lume seja um dos poucos elos que ainda resta entre boa parte dos brasileiros.

Quem sabe não esteja aí um caminho para redescobrirmos interesses comuns e voltarmos a olhar (ou passarmos a olhar) para uma direção mais ou menos semelhante. Deixo a sugestão: façamos uma grande leitura coletiva para reaproximar todo o país. Se alguns milhões toparem, já está ótimo. É a chance rara para reunificar o Brasil. Comecemos por "Meninos Sem Pátria", de Luiz Puntel, para que todos entendam o horror da ditadura militar e enxerguem o quanto ela segue repercutindo em nossos dias.

Você pode me acompanhar também pelas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e Spotify.