Topo

Mauricio Stycer

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Record confunde o público ao escalar ator que viveu Jesus no papel de Deus

Abraão (Zé Carlos Machado) e Jesus (Dudu Azevedo) em Gênesis  - Reprodução / Internet
Abraão (Zé Carlos Machado) e Jesus (Dudu Azevedo) em Gênesis Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

20/05/2021 17h01Atualizada em 20/05/2021 23h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O capítulo desta quarta-feira (19) de "Gênesis" deu um nó na cabeça de muitos espectadores ao reproduzir o encontro presencial de Deus com Abraão.

A situação está descrita na Bíblia (18:4-6), mas o texto não dá muitas pistas sobre a aparência física de Deus. Como representá-lo? Até então, o público conhecia apenas a voz de Deus (o ator Flavio Galvão).

A Record, então, tomou a liberdade de escalar Dudu Azevedo para o papel de Deus. O ator, como se sabe, foi o protagonista da novela "Jesus", exibida entre 2018 e 2019 e recentemente reprisada.

A escalação levou muita gente a entender que Jesus tinha ido ao encontro de Abraão - uma situação cronologicamente impossível. Abraão teria vivido entre 1812 a.C e 1637 a.C. Na cena, Abraão corre para contar a Sara que está recebendo a visita de Deus.

O site da emissora reforça a confusão ao publicar um vídeo com o título: "No acampamento, Abraão recebe Jesus e se emociona - Gênesis".

Por que a Record escalou Dudu Azevedo para este papel? Pode ter sido por economia de recursos (o ator já tem contrato com a emissora). Ou pode ter sido para confundir mesmo.