Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Com novela portuguesa dublada, Band fica em quarto lugar no Ibope

Carolina Loureiro em cena de "Nazaré", recém-lançada pela Band - Reprodução / Internet
Carolina Loureiro em cena de "Nazaré", recém-lançada pela Band Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

20/05/2021 15h44

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Sucesso em Portugal, onde já ganhou até uma segunda temporada, a novela "Nazaré" estreou na Band nesta semana sem o mesmo entusiasmo. O primeiro capítulo, exibido na terça-feira (18), registrou média de 2,2 pontos, deixando a emissora isolada em quarto lugar, bem à frente da RedeTV!.

Esta é a segunda novela portuguesa que a Band exibe recentemente. Em 2019, a emissora levou ao ar "Ouro Verde", ganhadora do Emmy Internacional. Em 2004, o canal exibiu outras duas novelas produzidas em Portugal, "Olhos D´Água" e "Morangos Com Açúcar".

O que une todas estas produções portuguesas exibidas pela Band é o fato de terem sido dubladas no Brasil. A emissora segue com a ideia de que o público brasileiro tem dificuldades de compreender o português falado em Portugal.

"Nazaré", assim como ocorreu com "Ouro Verde", pode ser assistida com o áudio original, disponível para quem tem a tecla SAP.

A versão brasileira da novela traz uma outra diferença em relação à original: o tema de abertura. "À Minha Maneira", cantado pela banda de rock portuguesa Xutos e Pontapés, foi substituído por "O Sol", na voz de Vitor Kley. Por coincidência, o cantor gaúcho é namorado da atriz que protagoniza a novela, Carolina Loureiro.

Em Portugal, as novelas brasileiras são exibidas em sua versão original. Uma explicação talvez seja o fato de o Brasil exportar suas produções já há muito tempo e com maior volume.

Abaixo, trecho do programa "Melhor da Tarde" em que Carolina Loureiro e Vitor Kley falam sobre "Nazaré" e sobre as confusões causadas pelas diferenças entre o português de Portugal e o do Brasil: