Topo

Mauricio Stycer

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

"Time Fiuk" deve explicações ao público sobre estado de saúde do cantor

BBB 21: Fiuk chora por causa do monstro e vira meme - Reprodução / Globoplay
BBB 21: Fiuk chora por causa do monstro e vira meme Imagem: Reprodução / Globoplay

Colunista do UOL

14/02/2021 17h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em mensagem divulgada na noite de sábado (13), a equipe que assessora Fiuk nas redes sociais fez afirmações graves sobre o estado de saúde do cantor.

O objetivo da mensagem do "Team Fiuk", como se intitula a assessoria, era explicar alguns comportamentos do artista dentro do "BBB 21", incluindo erros cometidos em provas, sua aparência física e as crises de choro.

A nota informa que o cantor tem três problemas de saúde: "Fiuk é diagnosticado com TDAH (déficit de atenção), depressão e ansiedade". E acrescenta que ele não está tomando remédios para dois destes problemas: "No programa, ele está em evidente abstinência de medicações para a depressão e ansiedade. Isso vem afetando muito o estado psíquico dele".

A questão principal que emerge desta nota é: por que Fiuk não está tomando os remédios que precisa? Foi orientado por médicos a fazer isso? Avisou a Globo antes de entrar no programa que precisava destes remédios?

A Globo, como de praxe, não entra em detalhes sobre o prontuário médico dos participantes. Como já ocorreu em outras situações, como a crise de choro de Gabi Martins no "BBB 20", a emissora divulgou uma nota protocolar em resposta ao "Time Fiuk":

"Respeitando o sigilo médico-paciente, não divulgamos informações de tratamentos de participantes. Ressaltamos, porém, que o atendimento médico está sempre à disposição dos participantes durante todo o programa, assim como o atendimento psicológico".

Procurei o "Team Fiuk", mas ele só responde por e-mail. Enviei uma mensagem no início da tarde, mas até agora não obtive resposta.

Na nota que divulgou, a equipe compartilha mais algumas informações bem pessoais sobre o ator.

"Como já dito pelo Fiuk, esses transtornos deixam-no isolado e causam intensas crises de choro. Fiuk possui hipersensibilidade resultada de suas doenças crônicas, que geram sérias recaídas emocionais. O fumo excessivo de cigarro é uma válvula de escape/controle para toda a ansiedade causada pela pressão, exclusão e perseguição que ele vem sofrendo nos últimos dias".

A mensagem se encerra com um pedido: "Tenham empatia e compaixão".

Como ter empatia e compaixão sem saber qual é, de fato, o problema do cantor? Se ele parou de tomar remédios necessários para a sua saúde para participar do "BBB 21", não há motivos para ter compaixão. Foi uma decisão dele.

Se foi a Globo que o obrigou a fazer isso, cabe ao Time Fiuk denunciar esta situação.

Abaixo, a mensagem divulgada pela equipe de Fiuk:

Nós do #TeamFiuk viemos prestar um esclarecimento a respeito de tudo que o Fiuk vem sofrendo dentro do #BBB21: Fiuk é diagnosticado com TDAH, depressão e ansiedade.

O principal sintoma do TDAH é a desatenção extrema, que pode resultar na impercepção de coisas ditas como "óbvias" por muitos do tribunal da internet que julgaram-o ignorantemente após a Prova do Anjo.

Memes e piadas sobre a aparência e as condições mentais do Fiuk são de cunho extremamente desrespeitoso. A maneira que a sociedade sente prazer em brincar com a dor do próximo é devastadora. Os transtornos psicológicos e seus estigmas jamais devem ser motivos de zombaria.

No programa, ele está em evidente abstinência de medicações para a depressão e ansiedade. Isso vem afetando muito o estado psíquico dele. Como já dito pelo Fiuk, esses transtornos deixam-o isolado e causam intensas crises de choro.

Fiuk possui hipersensibilidade resultada de suas doenças crônicas, que geram sérias recaídas emocionais. O fumo excessivo de cigarro é uma válvula de escape/controle para toda a ansiedade causada pela pressão, exclusão e perseguição que ele vem sofrendo nos últimos dias.

Nós do #TeamFiuk sempre jogamos com a honestidade e a nossa torcida continuará nesse caminho. Estar exposto para milhares de pessoas em rede nacional é um grande desafio para o Fiuk, que sempre foi uma figura pública e nunca expôs seus transtornos.

Todo o ódio gratuito que ele tem sofrido nos deixou extremamente preocupados em como ele reagirá com tudo isso. Em nosso Instagram, temos uma live educativa com especialistas que explicam o que é o TDAH e como agem as pessoas que convivem com esse transtorno. Por favor, eduquem-se antes de destilar ódio e desinformação. Tenham empatia e compaixão.