PUBLICIDADE
Topo

Mauricio Stycer

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Mesmo com alerta da edição, militância de Lumena ganha destaque no "BBB 21"

Lumena diz a Gilberto não entender como "uma bicha nordestina priorizou o sentimento de querer duas mulheres negras fora do BBB" - Reprodução / Internet
Lumena diz a Gilberto não entender como "uma bicha nordestina priorizou o sentimento de querer duas mulheres negras fora do BBB" Imagem: Reprodução / Internet
Mauricio Stycer

Mauricio Stycer é jornalista desde 1985. Repórter e crítico do UOL, colunista da Folha de S.Paulo, passou por Jornal do Brasil, Estadão, Folha, Lance!, Época, CartaCapital, Glamurama Editora e iG. É autor de "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018).

Colunista do UOL

14/02/2021 01h54

Caracterizadas como "vilãs" do "BBB 21" desde terça-feira (09), Lumena e Karol Conká ganharam destaque no episódio deste sábado (13) pela tentativa de "trabalhar a cabeça" de Gilberto.

O esforço de Lumena foi o que mereceu maior destaque. Ela disse ao economista não compreender como "uma bicha nordestina priorizou o sentimento de querer duas mulheres negras fora do programa". Foi uma referência ao fato de Gilberto ter indicado Karol para o paredão e votado nela no último domingo.

Apelando à homossexualidade de Gilberto, Lumena quis dizer que ele deveria, no programa, proteger duas mulheres negras. A psicóloga deixou implícito que os três sofreriam preconceito e, por isso, deveriam ajudar uns aos outros. É um argumento semelhante ao usado por Lucas na primeira festa do "BBB 21", e que lhe rendeu condenação geral dos colegas.

Nem vou entrar no mérito se este tipo de posição faz sentido num reality show, uma competição que vale R$ 1,5 milhão ao vencedor. Há um problema anterior a esse, que é o comportamento contraditório de Lumena.

Há uma semana, após Lucas afirmar que é bissexual e beijar Gilberto na festa, Lumena criticou o ator de forma dura. "Você tá agenciando uma pauta coletiva em prol de um B.O. que é seu, individual, um corre individual, você tá agenciando uma luta histórica, coletiva, em prol de uma demanda egoica, da sua demanda egoica. Falo mesmo!"

Sentido com a reação negativa de vários participantes, entre os quais Lumena, Lucas deixou o "BBB 21" chorando.

Um dia depois, Leifert disse que faltou "fair play" aos brothers e sisters. "É aquele momento em que o seu adversário se machuca e você chuta a bola para fora para que ele seja atendido. É ajudar o seu adversário a levantar". Lumena entendeu o recado e chorou ao vivo no programa.

Mr. Edição não expôs a contradição de Lumena neste sábado. Mas Leifert teve o cuidado de alertar o público duas vezes de que o programa mostraria o esforço de Karol e Lumena de atrair Gilberto, um dos "mocinhos", para o lado delas. Uma interferência grande. Foi como se o apresentador estivesse dizendo para o público não esquecer o que a psicóloga já fez no programa.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL