" Foi com muito orgulho que revelei 20 novos autores", diz Silvio de Abreu

Silvio de Abreu fez um balanço dos seus 42 anos de Globo, lembrando que entrou como "metade de uma dupla", por causa de sua parceria bem-sucedida com Rubens Ewald Filho em "Éramos Seis" (1977), na Tupi, e deixou a emissora como diretor de teledramaturgia. Abreu afirmou que a decisão de deixar a emissora "não é fácil", mas necessária. "A vida é feita de perdas, ganhos e opções", disse.
O diretor de teledramaturgia acredita que deixou um legado. "Foi com muito orgulho que revelei 20 novos autores, que darão seguimento a esse gênero que é extremamente importante inclusive para a geração de empregos em toda a classe artística".
Abaixo, um resumo das declarações de Silvio após o anúncio de sua saída:
"Um ciclo termina. São mais de 40 anos de Globo. Foi um período maravilhoso, entrei na emissora como 'metade de uma dupla' e saio como o diretor de dramaturgia, além de ter tido inúmeros sucessos em novelas nesses anos todos. Acredito que tomei uma atitude acertada e que está na hora de me dedicar a outros desafios. Não que não seja difícil. Ao contrário. Não é fácil se despedir de uma história que faz parte da sua identidade. Mas a vida é feita de perdas, ganhos e opções.
Meu período como diretor de dramaturgia foi muito rico e de plena liberdade. A novela faz parte da cultura brasileira, é entretenimento gratuito e da mais alta qualidade para o grande público e foi essencial garantir um processo permanente de renovação de talentos. Foi com muito orgulho que revelei 20 novos autores, que darão seguimento a esse gênero que é extremamente importante inclusive para a geração de empregos em toda a classe artística. Outro legado que deixo é um planejamento de longo prazo das novelas, que nos permitiu maior organização, eficiência, qualidade e criatividade.
Desejo todo o sucesso do mundo para meus colegas e parceiros desta empresa que amo e da qual me sinto parte."
Nova estrutura
Na nova estrutura do entretenimento da Globo, anunciada nesta sexta-feira (27), Ricardo Waddington tem três diretorias de gêneros abaixo dele, dramaturgia (Jose Luiz Villamarim), variedades (Boninho) e variedades (Mariano Boni).
"Os diretores de gênero têm a responsabilidade pela gestão executiva e pela visão de longo prazo do portfólio de cada um dos gêneros, cuidando de toda a cadeia de produção, da conceituação artística ao desenvolvimento e execução dos projetos, atuando como integradores entre criação e produção. Ao longo do processo, devem também focar na identificação e viabilização artística das oportunidades comerciais. No novo desenho, os diretores artísticos e os produtores passam a responder diretamente ao diretor de gênero. A Globo Filmes passa a se reportar ao diretor de gênero de dramaturgia."
"Inspiramos e transformamos muitas vidas dentro e fora da Globo"
Mônica Albuquerque, diretora da estratégica área de desenvolvimento e acompanhamento artístico (DAA), também se manifestou sobre a sua saída, destacando a implementação de ações para garantir maior diversidade na programação. A sua diretoria foi extinta.
"Fecho um ciclo de muita dedicação e paixão. Tenho orgulho por ter realizado, junto com a minha equipe, um trabalho consistente com autores, diretores e elenco, desenvolvendo e preparando esses profissionais para os novos desafios da empresa e do nosso negócio; de ter criado a Casa dos Roteiristas, que implantou uma maneira moderna e eficiente de criar e desenvolver projetos; e de ter implementado ações que garantiram maior diversidade a todos os times, como o Laboratório de Narrativas Negras para o Audiovisual. Também agradeço a oportunidade de ter desenvolvido atividades na esfera internacional, formando parcerias duradouras.
Sigo feliz por ter contribuído para a construção de uma história poderosa e verdadeira, ao lado de pessoas muito talentosas, com quem aprendi muito. Ao longo desse caminho, juntos inspiramos e transformamos muitas vidas dentro e fora da Globo. Neste momento só tenho a agradecer e desejar muito sucesso e realizações a todos que seguem trabalhando nesta empresa vencedora e que representa tanto para o nosso país e para a cultura brasileira."
Com a extinção da DAA, a estrutura da área passa a ser a seguinte:
Criação de conteúdo: Edna Palatnik
"Responsável por fomentar a criação de conteúdo, atuando como um centro de inteligência, realizando estudos de conteúdo e apontando tendências, fazendo a gestão do portfólio de conteúdos e liderando a mesa de criação, onde os novos conteúdos são apresentados para as áreas de produtos. Faz o acompanhamento dos conteúdos em exibição e cuida do processo de aquisição dos direitos de projetos literários. É responsável também pela gestão das equipes de autores, roteiristas e produtores de conteúdo."
Gestão de talentos artísticos: Adelia Croce
"Responsável pelo casting (escalação) e pela gestão de elenco, incluindo a pesquisa, captação, apoio aos diretores artísticos e autores na escalação, desenvolvimento e acompanhamento do elenco, bem como em seu processo de avaliação. Além disso, apoia a negociação de contratos de elenco e criadores e dá suporte aos Gêneros e à área de Criação de Conteúdo, no processo de pesquisa, captação e avaliação de criadores. Adelia assume esta nova posição a partir de 1º janeiro. E, durante os meses de janeiro e fevereiro, acumulará esta função com sua posição na área de Recursos Humanos".
Gestão de produção artística: Bernardo Portugal
"A gestão da produção artística cuida da pesquisa, alocação, desenvolvimento e acompanhamento dos conceituadores de produção artística e de seus projetos de conceituação de caracterização, figurino, cenografia, arte, continuidade, produção musical, iluminação, captação de imagem e finalização. É responsável também pelas pesquisas de produção de arte e de tendências para os gêneros de entretenimento. No novo desenho, a área de produção musical passa a se reportar diretamente à Gestão de Produção Artística."
Execução da produção: Gleiber Morato
"Responsável pelo planejamento técnico da produção, cuidando da execução, manutenção, acervo e "desprodução" de cenários (incluindo montagem e desmontagem), cidades cenográficas e figurinos, buscando sempre eficiência e qualidade na condução desses processos."
Inteligência e gestão de performance: Fabiano Moreno
"Responsável por garantir uma visão integrada e estratégica do planejamento e performance, por meio de análises e insights. Centraliza o planejamento e dimensionamento integrados de todas as alavancas envolvidas na criação e na produção de conteúdo de entretenimento, incluindo recursos técnicos, operação e pessoal (artístico e não artístico). Responsável também pela consolidação das demandas das áreas de produtos, facilitando o relacionamento. Realiza a governança da área e apoia as mesas de Criação e Produção."