Topo

Mauricio Stycer

Transmissões da Libertadores no SBT têm um terço da audiência da Globo

Thuler celebra gol pelo Flamengo contra o Junior Barraquilla, pela Libertadores - Alexandre Loureiro/Conmebol
Thuler celebra gol pelo Flamengo contra o Junior Barraquilla, pela Libertadores Imagem: Alexandre Loureiro/Conmebol

Colunista do UOL

22/10/2020 13h37Atualizada em 22/10/2020 14h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Encerrada a fase de grupos da Libertadores, os números de audiência das transmissões em TV aberta mostram uma enorme diferença de alcance entre os jogos exibidos pela Globo e os apresentados pelo SBT - os resultados da emissora carioca são três vezes mais altos do que os da emissora paulista.

Iniciada em março, a competição foi suspensa por causa da pandemia de coronavírus e retomada apenas em setembro. Neste meio tempo, a Globo, que detinha os direitos de transmissão, buscou renegociar os valores pagos à Conmebol, mas a falta de acordo levou à rescisão do contrato. A confederação sul-americana, então, fechou um acordo com o SBT.

No Rio, a Globo transmitiu dois jogos do Flamengo em março, com média de audiência de 36 pontos. O SBT transmitiu quatro partidas, duas delas do Flamengo, com uma média geral de 11 pontos.

Em média, os jogos exibidos pela Globo alcançaram 4.079.096 milhões de pessoas por dia de exibição. A média dos jogos exibidos pelo SBT foi de 1.740.976 (43% do alcance da Globo).

Em São Paulo, a Globo exibiu cinco jogos (três pelas fases preliminares e dois pela fase de grupos) com uma média de audiência de 26 pontos. O SBT apresentou quatro partidas com uma média de 9 pontos.

Em média, os jogos exibidos pela Globo alcançaram 5.527.695 de pessoas por dia de exibição. A média dos jogos exibidos pelo SBT foi de 2.752.420 (50% do alcance da Globo).

Além do hábito do espectador, também pesa a favor da emissora carioca o fato de que ela não teve concorrência na TV aberta em matéria de futebol, em março. Já o SBT, com a Libertadores, enfrenta a própria Globo, que exibe o Brasileirão no mesmo horário.

Veja abaixo a audiência por jogo:

Em São Paulo

Globo

Guarani x Corinthians: 27 pontos

Corinthians x Guarani: 31

Deportivo Tolima x Internacional: 21

Junior Barranquilla x Flamengo: 24

São Paulo x LDU: 25


SBT

Bolivar x Palmeiras: 10 pontos

Guarani x Palmeiras: 9

River Plate x São Paulo: 10

Palmeiras x Tigre: 7


No Rio

Globo

Junior Barranquilla x Flamengo: 36 pontos

Flamengo x Barcelona: 36

SBT

Bolivar x Palmeiras: 4

Inter x Grêmio: 4

Flamengo x Independiente del Valle: 18

Flamengo x Junior Barranquilla: 18