Topo

Guilherme Ravache

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Globo dá o troco no SBT e fecha parceria para novas novelas mexicanas

Cena da novela A Usurpadora - Reprodução/ SBT
Cena da novela A Usurpadora Imagem: Reprodução/ SBT

Colunista do UOL

18/10/2022 14h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Globo e a gigante de mídia TelevisaUnivision anunciaram hoje uma parceria estratégica para distribuição e coprodução de conteúdo. O projeto começará com três produções de ficção.

Os primeiros títulos do acordo são dois produtos da Vix+, o serviço de streaming da TelevisaUnivision: a recém-lançada série "La Mujer del Diablo" (A Mulher do Diabo) e a ainda inédita "Travesuras de la Niña Mala" (Travessuras da Menina Má), baseada no livro homônimo de Mario Vargas Llosa.

Pelo lado da Globo, entrará a novela original Globoplay, "Todas As Flores". O anúncio foi realizado durante o MIPCOM, evento de TV que acontece em Cannes, na França.

A novidade chega na semana seguinte ao anúncio de uma parceria de licenciamento e co-producão do SBT com a Amazon Prime Vídeo.

A Televisa, que recentemente foi comprada pela americana Univision, é a maior empresa de conteúdo latino no mundo e dona da Vix+, plataforma de streaming. Recentemente, o Globoplay levou para sua plataforma diversas novelas da Televisa que se tornaram notórias no SBT, como "A Usurpadora".

A primeira temporada de La Mujer del Diablo está disponível com exclusividade na ViX+ nos Estados Unidos e nos países de língua espanhola da América Latina, enquanto Travesuras de la Niña Mala estreará este ano na ViX+. No Brasil, as duas séries estarão disponíveis com exclusividade no Globoplay.

A novela Todas as Flores, que estreia nesta quarta-feira (19) no Globoplay, estará disponível na Vix+ antes de qualquer outra plataforma nas Américas. O acordo ainda prevê que, fora das Américas, as duas empresas coordenarão os esforços de distribuição no resto do mundo.

"São duas empresas internacionalmente reconhecidas pela alta qualidade de suas produções e responsáveis por séries, novelas e filmes icônicos e muito queridos por seus públicos", diz Pierluigi Gazzolo, presidente e chief transformation officer da TelevisaUnivision.

"É uma ótima oportunidade de levar esses conteúdos para nossas enormes audiências, que estão acostumadas com o storytelling e com a produção de qualidade tanto da Globo como da TelevisaUnivision", complementa.

"Tanto o Globoplay como a ViX+ têm a ambição de mostrar que players regionais são atores importantes no cenário do streaming e que a sua relevância irá aumentar ao longo dos anos. Unindo forças, a Globo e TelevisaUnivision vão fomentar o alcance e a popularidades desses conteúdos, que já têm um potencial alto, e reforçar as suas ofertas de conteúdo", diz Erick Brêtas, diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo.

"Acreditamos que esse é apenas o primeiro passo para uma parceria de longo prazo entre as duas empresas".

As novelas têm sido um importante fator para trazer novos assinantes e retê-los nas plataformas de streaming. A Globo e a TelevisaUnision são líderes do segmento no mundo nesse setor que os americanos enfrentam dificuldades para entrar.

A Warner Bros. Discovery, dona da HBO Max, recentemente anunciou que adiaria os planos de lançar novelas no Brasil, apesar dos altos investimentos realizados.