PUBLICIDADE
Topo

Com paisagens fantásticas, ilha irlandesa rouba a cena no novo "Star Wars"

Os picos de Skellig Michael ultrapassam os 200 metros de altura - Jerzy Strzelecki /Creative Commons
Os picos de Skellig Michael ultrapassam os 200 metros de altura Imagem: Jerzy Strzelecki /Creative Commons

Do UOL, em São Paulo

23/12/2015 05h00

O filme "Star Wars: O Despertar da Força", que acaba de estrear no Brasil, foi filmado em diversos lugares do mundo, como o deserto de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e a Floresta de Dean, na Inglaterra. 

É um remoto pedaço de terra da Irlanda, porém, que rouba a cena no quesito paisagens fantásticas mostradas pela produção dirigida por J.J. Abrams.

Locação para um momento crucial da parte final de "O Despertar da Força", a ilha de Skellig Michael impressiona os espectadores do filme quando surge com suas encostas verdejantes e íngremes na tela, em uma paisagem rodeada pelo oceano Atlântico e pontuada pelas ruínas de um mosteiro cristão que remonta ao século 8. 

Skellig Michael fica a cerca de 15 km da península de Iveragh, no sudoeste da Irlanda, e é considerada patrimônio da humanidade pela Unesco. Turistas que visitam o local devem encarar uma íngreme escadaria de rochas para chegar ao topo da ilha, protegido por cumes com mais de 200 metros de altura e onde é possível ver, em ótimo estado de conservação, as construções deixadas pelos monges que viveram no local entre os séculos 8 e 12.

Entre os destaques da área estão edificações onde os religiosos faziam seus retiros espirituais, os restos de uma igreja e um cemitério com mais de mil anos. No meio das ruínas, existe uma numerosa comunidade de papagaios-do-mar, além de mirantes que proporcionam visões panorâmicas fascinantes do oceano e de ilhas vizinhas. 

Para ir até Skellig Michael, é possível pegar embarcações no vilarejo de Portmagee. 

Apesar de grupos que zelam pela conservação de patrimônios históricos da Irlanda terem criticado a utilização da ilha como cenário de tamanha produção hollywoodiana, dizendo que ela poderia ter danificado o mosteiro, Skellig Michael também deve aparecer no próximo filme (o episódio 8) de "Star Wars".