Topo

Conheça uma das maiores rodas-gigantes do planeta, em Cingapura

Eduardo Vessoni

Do UOL, de Cingapura

09/01/2012 07h00

Em cada uma das 28 cápsulas com 28 m² cada cabem, exatamente, 28 passageiros. Na distante e rica Cingapura dos altos investimentos financeiros, o que parece apenas uma coincidência numérica significa prosperidade para alguns e diversão para outros.
 
 
Esses são os números que rondam a Singapore Flyer, considerada uma das maiores rodas-gigantes do planeta. Os locais acreditam que esse número atrai prosperidade ou facilidade para prosperar. A superstição e a crença nas teorias do Feng Shui são levadas tão a sério em Cingapura que, três meses após a inauguração da atração, em 2008, a direção da rotação foi alterada pois acreditava-se que ao rodar do centro financeiro em direção ao setor oriental do país, a roda-gigante retirava a riqueza do mesmo e a jogava para o lado oposto.
 
A mudança, também baseada nos princípios daquela arte chinesa milenar, não poderia ter sido em outra data: 28 de julho. Mas quem visita a mais famosa das atrações desse pequeno país asiático está mesmo interessado em outras cifras. 
 
Desenvolvido por uma empresa de arquitetos do próprio país, o brinquedo gira a 165 metros de altura (o equivalente a um edifício de 42 andares e 30 metros a mais do que a londrina 'London Eye', a mais alta da Europa e terceira maior do mundo); possui 150 metros de diâmetro, o que permite ser visto de longe; gira a imperceptíveis 0,24 metros por segundo; opera durante 14 horas  ininterruptas; e seu ponto mais alto proporciona ao visitante uma vista de 45 km de distância, o que permite ver parte das vizinhas Malásia e Indonésia. 
 
A volta completa dura, aproximadamente, 30 minutos e oferece vistas privilegiadas do belo skyline desse importante centro financeiro asiático e de uma ilha-resort próxima a Cingapura, conhecida como Sentosa.
  • Eduardo Vessoni/UOL

    A Singapore Flyer possui 28 cápsulas com 28 m² cada e capacidade para 28 passageiros

O passeio pode ser complementado com alguns serviços extras como o programa Moët & Chandon, em que é oferecido ao passageiro uma garrafa de champanhe acompanhada com morangos e chocolate, e o  Sky Dining, um jantar com quatro pratos que são servidos dentro da própria cápsula e que dura exatos 60 minutos, tempos suficiente para a roda-gigante dar duas voltas completas.
 
A Singapore Flyer conta também com uma bem equipada galeria multimídia que reconta a história do país e do processo de construção da própria atração. Mas quem chega aos pés daquele gigante asiático parece só ter a atenção voltada para a paisagem que se abre diante dos olhos.
 
SERVIÇO
 
Singapore Flyer
Raffles Avenue, s/n (Marina Bay - Cingapura)
Diariamente, das 8h30 às 22h30. O programa com jantar na roda-gigante acontece às 19h30 e 20h30, e inclui duas voltas (uma hora no total) e um jantar com quatro pratos, incluindo uma sobremesa.
Entrada paga (volta completa de 30 minutos).