Topo

Hambúrguer também é ciência! Saiba o que está por trás do sanduba perfeito

De Nossa

28/05/2022 04h00

Neste sábado, 28 de maio, é comemorado do Dia Mundial do Hambúrguer. Não tem data melhor para descobrir os mistérios do sanduíche que nasceu na Europa, foi popularizado pelos Estados Unidos e os brasileiros abocanharam com todo o apetite.

No programa especial de "Vai Ter Churras" sobre o tema, o churrasqueiro Bruno Salomão apresenta a ciência por trás de um bom hambúrguer. A começar pela composição e moagem. Confira a seguir.

De olho na proporção

Na churrasqueira: medida é 70% carne e 30% gordura Imagem: Mariana Pekin/UOL

O que garante o sabor do disco é a proporção entre carne e gordura. Boas hamburguerias costumam limpar os cortes, separando os dois elementos, para pesar cada parte com precisão e criar o blend (mistura) perfeito.

Para a churrasqueira, calcula-se 70% de carne para 30% de gordura. No episódio, usa-se 700 gramas de acém e 300 gramas de peito.

Mas se a ideia é fazer na frigideira ou chapa, a medida passa para 80% e 20%. A diferença se dá porque o calor do fogão é mais fácil de controlar e na brasa forte há uma perda da gordura que pinga através da grelha.

Moagem que dá textura

Moagem influencia no resultado final Imagem: Mariana Pekin/UOL

A temperatura da carne e a configuração do moedor impactam diretamente no resultado final.

Enquanto um disco feito de carne moída demais fica compacto e seco, aquele preparado com carne moída de menos se despedaça. Por isso, é importante encontrar o equilíbrio.

Para Bruno, o ideal é que a moagem aconteça duas vezes no tamanho 5 — anote e lembre-se disso ao ir no açougue. Para que o processo seja realizado da melhor forma possível, a carne deve estar semicongelada. "Assim, não perde líquido nem estoura a gordura".

As opções de tamanho

Smash: é fininho e amassado na chapa Imagem: Mariana Pekin/UOL

O hambúrguer tradicional pesa entre 120 a 250 gramas. Moldado em formato de discos, com ou sem o auxílio de aro modelador, ele tem altura o suficiente para escolher o ponto (mal passado, ao ponto, bem passado).

Já no smash, queridinho do momento, o processo consiste em formar bolinhas de carne de 70 a 100 gramas e esmagá-las direto na chapa com uma espátula.

Isso faz com que a carne se espalhe, ficando ainda mais fina e ganhando uma textura diferente. Como boa parte do smash entra em contato com o calor, forma-se uma deliciosa crostinha provocada pela Reação de Maillard.

Tempero: nem a mais, nem a menos

Para um disco de carne bem feito, o sal basta Imagem: Mariana Pekin/UOL

É claro que se trata de uma questão de gosto. Há quem coloque cebola, alho e outros ingredientes misturados à carne moída, mas todos os elementos extras adicionados ao disco mascaram o gosto original.

Se você seguiu as indicações de proporção e moagem, tudo o que basta para arrematar o sabor é sal e pimenta-do-reino.

Complementos incríveis

Cebola-roxa caramelizada: aprenda receita Imagem: Mariana Pekin/UOL

Abaixo, selecionamos sugestões de receitas para incrementar o hambúrguer caseiro. Clique na imagem e confira o passo a passo completo:

Maionese de bacon

Dificuldade Fácil
20 min
Ver receita completa

Cebola caramelizada

Dificuldade Fácil
10 min
Ver receita completa

Barbecue com uísque

Dificuldade Fácil
Ver receita completa

Maionese de mixer

Dificuldade Fácil
Ver receita completa

Cebola caramelizada no shoyu

Dificuldade Fácil
Ver receita completa

Geleia de pimenta

Dificuldade Fácil
30 porções
35 min
Ver receita completa

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Hambúrguer também é ciência! Saiba o que está por trás do sanduba perfeito - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade