Topo

Férias

As transformações no turismo e inspirações para a retomada das viagens

Para maioria dos brasileiros, férias é sinônimo de areia e sons do mar

Praia Mole, em Florianópolis: Brasileiro gosta mesmo é de passar as férias nas areias - divulgação
Praia Mole, em Florianópolis: Brasileiro gosta mesmo é de passar as férias nas areias Imagem: divulgação

De Nossa

17/11/2021 16h36

Quando você pensa na palavra "férias", a primeira coisa que vem à mente é a areia e o mar? Se respondeu "sim", você não está sozinho: mais de 70% dos brasileiros associam as praias com o descanso, provando que este tipo de destino é paixão nacional, como suspeitávamos.

A conclusão é de uma pesquisa realizada pela plataforma de reservas Booking.com, que entrevistou mil brasileiros durante o mês de outubro para entender quais experiências e sensações eles mais associam às suas viagens.

Entre o cenário mais lembrado está o nascer ou pôr do sol à beira mar, citado por 75% dos entrevistados. Em segundo lugar ficaram as paisagens montanhosas (55%); cenários aquáticos como lagos e rios (40%); hotéis (40%) e palmeiras (32%).

Cheiros e sons também são levam ao mar

Já os sons que mais despertam a memória afetiva do viajante são exatamente os das ondas do mar quebrando na costa, citada por 70% dos turistas. Pássaros cantando (57%); barulho de cachoeira (44%); música ao vivo (30%) e comida sendo preparada (29%) completaram o top 5.

No entanto, os brasileiros também não esquecem as turbinas de avião e alto-falantes de aeroporto, mencionados por 27% e 22% dos ouvidos respectivamente.

Os sons dos aeroportos também são a cara das férias - Getty Images - Getty Images
Os sons dos aeroportos também são a cara das férias
Imagem: Getty Images

Porque pouca coisa é mais marcante do que o pé na areia, esta foi a textura mais associada com as férias para 74% dos viajantes. A água do mar ou da piscina está entre as sensações inesquecíveis de 53%, a grama é para 42%, pele bronzeada ou queimada de sol foi lembrada por 32% e as pedras de rio ficaram em quinto, mencionada por 30%.

Três em cada quatro brasileiros ainda disseram preferir mergulhar no mar, em vez de na piscina, e associam as férias a um clima quente.

Paladar está entre sentidos mais usados

Apesar de a visão ter sido o sentido mais aproveitado, já que 62% dos entrevistados associam a experiência de ver novas paisagens com o período de descanso, o paladar ficou em segundo lugar neste pódio: 19% acham que provar um prato típico é a cara das férias.

Os "gelatos" marcam as férias da maioria dos turistas na Itália - Getty Images - Getty Images
Os "gelatos" marcam as férias da maioria dos turistas na Itália
Imagem: Getty Images

Já entre as maiores saudades de viajar estão a ausência de preocupações e a descoberta de novos lugares, para 53% dos turistas, além da brisa do mar — olha ele aqui de novo! — lembrada por 47% e a experiência de provar um novo prato, (40%).