Getty Images

viagem em pernambuco

Praia, comida e história: um roteiro de dois dias por Recife e Olinda

Com praia, muita história, ótima gastronomia e uma cena cultural riquíssima, Recife é uma das capitais mais fascinantes do Brasil. E o melhor: é vizinha da imperdível cidade de Olinda. A seguir, veja um roteiro para curtir ambas em apenas dois dias.

Dondinho/Secretaria de Turismo e Lazer do Recife

Dondinho/Secretaria de Turismo e Lazer do Recife

DIA 1

9h - Coração histórico

Vá até o centro do Recife e comece seu tour na praça do Marco Zero, cercada por lindos edifícios históricos e com vista para o Parque das Esculturas, com obras do artista Francisco Brennand. 

Getty Images

9h30 - Rua do Bom Jesus

Passeie pela "rua mais linda do Recife" e admire com calma seus coloridos edifícios históricos, como o da Sinagoga Kahal Zur Israel (aberta no século 17). 

Getty Images/iStockphoto

10h - Vista de cartão-postal

Ande por cerca de 1 km até a rua do Sol, que oferece linda vista para o rio Capibaribe e para o casario da rua da Aurora, do outro lado da água. Esta é uma das paisagens mais célebres da cidade. 

Dondinho /Secretaria de Turismo e Lazer do Recife

11h - Tour de catamarã

Neste horário, começa este tour aquático que passa entre os prédios históricos e por baixo das lindas pontes do centro da cidade. A bordo, um guia conta histórias e curiosidades do Recife.   

Divulgação

12h30 - Almoço

Mate a fome no restaurante Leite, fundado em 1882 e com um ambiente que exala história e elegância. Uma verdadeira instituição da região histórica do Recife.

Getty Images

14h - Museu da Cidade do Recife

Instalado em um forte erguido em 1630 pelos holandeses, exibe mapas, fotografias e fragmentos arqueológicos que contam a história da evolução urbana do Recife desde o século 17 até a atualidade. 

Getty Images

15h - Mercado de São José

Com uma fotogênica estrutura de ferro e inaugurado em 1875, abriga boxes que vendem alimentos, ervas medicinais, fumo, artesanatos e livretos de literatura de cordel. Ótimo local para comprar produtos típicos.

Getty Images/iStockphoto

16h - Templos

Não deixe de admirar lindas igrejas perto do Mercado de São José, como a Basílica de Nossa Senhora da Penha e a Concatedral de São Pedro dos Clérigos, localizada no Pátio de São Pedro. 

Daniel Prates

19h30 - Refeição da noite

Após um descanso, o Ostramar Oyster Bar pode ser uma opção de jantar em Boa Viagem, perto do hotel. Sua especialidade são as ostras frescas.

Getty Images/iStockphoto

8h - Opções de praia

Curta a manhã tomando um sol na célebre praia de Boa Viagem. A orla também oferece um agradável calçadão para um passeio a pé.

DIA 2

Getty Images/iStockphoto

Caso a disposição esteja alta, pode valer a pena ir até a vizinha Cabo de Santo Agostinho (a cerca de 30km de Boa Viagem), que tem belas praias com um ambiente menos urbano. 

Divulgação/Restaurante São Pedro

Volte ao centro do Recife para comer no São Pedro Restaurante, comandado pelo chef Thiago das Chagas e com suculentos pratos com delícias do mar, como o arroz de polvo da foto. 

13h - Almoço

Getty Images

Reserve parte da tarde para ir até esta cidade que é uma verdadeira joia histórica – e que fica a menos de 15km do centro do Recife. 

15h - Rumo a Olinda

Getty Images/iStockphoto

Entre as atrações imperdíveis do centro histórico de Olinda (que, apesar de suas ladeiras, pode ser percorrido a pé) estão os incríveis Convento de São Francisco, Igreja da Sé e a Igreja do Carmo. 

15h30 - Igrejas

Getty Images/iStockphoto

No fim da tarde, ainda em Olinda, passeie pela área do Alto da Sé e, de lá, curta uma vista panorâmica que chega até a cidade do Recife, Ótimo lugar para fotos. 

17h - Mirantes

Getty Images

Para comprinhas, há diversos ateliês, barracas e lojas nos arredores do Alto da Sé. Artesanatos, livros de literatura de cordel e bolos de rolo são opções de presente. 

18h - Souvenires

Divulgação

Curta a última refeição do dia no Oficina do Sabor, restaurante de Olinda situado em um charmoso casarão, com vista para a cidade e pratos elaborados pelo chef César Santos. 

19h30 - Jantar

Edição: Juliana Simon

Reportagem: Marcel Vincenti, em colaboração para Nossa

Publicado em 14 de janeiro de 2022