PUBLICIDADE
Topo

Aprenda a fazer a sardinha empanada que é sucesso em cachaçaria carioca

Bruno Calixto

Colaboração para Nossa, do Rio de Janeiro

23/10/2021 04h00

Sabe aquele ditado "brasileiro adora uma fila"? Na aconchegante Noo Cachaçaria, no Rio de Janeiro, uma dezena de shots de cachaça vem enfileirada, para alegria de todos. Para acompanhar a degustação, é infalível pedir a sardinha frita empanada na farinha Panko.

O petisco-estrela da casa também foi um dos destaques do programa "Botequim da Teresa". Fã do quitute, a cantora Teresa Cristina preparou a receita para receber o ator e humorista Marcelo Adnet para um bate-papo.

Teresa Cristina preparou a sardinha empanada no "Botequim da Teresa" - Zô Guimarães/UOL - Zô Guimarães/UOL
Teresa Cristina preparou a sardinha empanada no "Botequim da Teresa"
Imagem: Zô Guimarães/UOL

"Primeiro passar na farinha de trigo para dar uma boa selada, depois no ovo e, por último, na farinha panko", sugere a anfitriã, enquanto canta à capela "Canto de areia", de Clara Nunes. Clique na imagem abaixo e confira a receita do petisco e do molho que acompanha:

Mais de 100 cachaças

Tudo na Noo (Rua Barão de Iguatemi 358, Praça da Bandeir) soa diversão (samba de raiz e bossa nova na playlist), desde a variedade de cachaças (passam de 100) até a forma como elas podem ser degustadas: puras ou como base nas batidinhas, que trazem sabores inventivos como aju com manjericão, cupuaçu com rapadura e tamarindo com mel. Tem até pinga com frutas da estação no litro para compartilhar.

Na ala dos petiscos populares de botequim, sobram calorias, vai do torresmo (na porção) — preparado com a carne da barriga do porco em vez da pele — ao bolinho de tapioca com linguiça defumada e queijo. E, claro, a sardinha empanada, o clássico da vez.

Sardinha empanada do Noo Cachaçaria, do Rio de Janeiro - Reprodução Facebook - Reprodução Facebook
Imagem: Reprodução Facebook

"A gente compra a sardinha fresca no dia, na feira de domingo, ali do lado do bar", diz a proprietária Vanessa Marzano. "Sardinha frita é uma receita tradicional, mas a diferença da nossa é que ela é empanada na Panko."

Há pouco mais de meses, ela e o marido estavam na porta do bar, como de costume, e ele estava com vontade de comer sardinha frita. Foram na feira, compraram e fizeram.

Ficou tão bom que resolvemos colocar no cardápio. É servida todo domingo, com esse molho e limão"

Samba, série e Teresa

O "Botequim da Teresa" vai ao ar todas as sextas-feiras, às 11 horas, no Canal UOL e no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber os lembretes). Em cada episódio, Teresa Cristina recebe um convidado especial e ensina a fazer os petiscos clássicos de alguns do botequins mais famosos do Rio de Janeiro. O programa é uma coprodução de Nossa e MOV, a plataforma de vídeo do UOL.