Topo

Como combater baratas com uma solução natural sem prejudicar seu pet

Solução feita a partir de plantas será opção mais saudável, enquanto venenos podem prejudicar tanto a sua saúde como a dos seus pets - Getty Images/iStockphoto
Solução feita a partir de plantas será opção mais saudável, enquanto venenos podem prejudicar tanto a sua saúde como a dos seus pets Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

12/03/2021 09h59

Inimiga número um para muita gente, as baratas estão sempre prontas para causar pânico, seja rastejando ou voando. No entanto, há uma forma de evitar o aparecimento delas de uma forma saudável, tanto para você, como para seu animal de estimação.

Como muitas casas têm pets e, por isso, o uso de certos venenos torna-se inviável, por colocar a saúde e até a vida deles em risco, João Pedro Lúcio, técnico químico da Maria Brasileira, rede de franquias de limpeza e cuidados residenciais e corporativos, dá dicas para Nossa de plantas que vão afastar ou eliminar as baratas, sem prejudicar os bichinhos de estimação e as próprias pessoas.

"As soluções naturais podem exercer o efeito de repelência, quando o composto químico impede a alimentação e afasta as baratas do local, e também pode provocar a morte por inibição da alimentação causada por uma infecção no organismo desses insetos", diz João Pedro.

Os compostos naturais mais utilizados como repelentes são os extratos de plantas como louro, eucalipto, mamona, jambolão e extrato de neem indiano.

Para preparar a receita, pegue folhas dessas plantas e deixe secar na sombra. Depois triture até formar um pó.

"É possível fazer o extrato aquoso usando 100g do pó para cada 900 ml de água. Neste caso, deixe descansar por 48 horas e depois basta coar em um filtro de papel", ensina o químico.

Aplique o pó ou pulverize a solução nas frestas das portas e nas bordas e interior dos ralos. Para aumentar a eficiência, basta usar nesses locais chumaços de algodão embebidos na receita. Esses extratos não matam as baratas, apenas têm efeito repelente.

Para eliminá-las, a solução é misturar açúcar refinado e bicarbonato de sódio, em quantidades iguais, depositar o pó em tampas de garrafa e espalhar pela casa nos pontos mais críticos. "A morte nesse caso é causada por uma reação química do bicarbonato de sódio no estômago da barata", explica João Pedro.

Uma alternativa para matá-las é usar inseticidas biológicos à base do fungo Metarhizum anisopliae e da bactéria Bacillus thuringiensis, usados para o controle de populações desse tipo de inseto. Eles podem ser encontrados em supermercados, lojas agropecuárias e de jardinagem.