Topo

Roupa com história: "Vestido folk é lembrança sempre presente da minha mãe"

Camila Carreira com o vestido da mãe no estilo "hippie chique" - Henrique Thoms
Camila Carreira com o vestido da mãe no estilo "hippie chique"
Imagem: Henrique Thoms

Marilia Marasciulo

Colaboração para Nossa

14/09/2020 04h00

Camila Carreira

Camila Carreira

Profissão

Atriz

Minha roupa com história

Vestido floral que foi da minha mãe

Minha mãe completou 50 anos no dia 31 de dezembro de 2004, quando eu tinha 13 anos. De presente, meu pai comprou para ela um vestido da Gaia, uma marca relativamente conhecida em Florianópolis, que tem umas roupas meio hippie-chic. Ela gostava muito daquela loja.

Demos o presente de manhã e ela usou na comemoração da noite. Ele tem comprimento mídi e é feito de um tecido super leve, com estampa florida, botões na saia e uma cordinha para amarrar nas costas, caso queira dar uma acinturada.

Lembro que ela usou ela amarrado nas costas, com um colar fininho de ouro e uma sandália no estilo papete, que no começo dos anos 2000 também estava na moda.

Dois meses depois, minha mãe faleceu, vítima de um câncer de colo de útero. Escolhi algumas roupas que ela tinha para guardar e o vestido foi uma delas.

Ele faz eu me sentir leve, e ao mesmo tempo tem um certo ar de inocência por trás do astral de "livre, leve, solto".

Camila Carreira com o vestido - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Camila Carreira com o vestido
Imagem: Arquivo Pessoal
Camila carreira - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Peça foi reintroduzida no guarda-roupa
Imagem: Arquivo Pessoal

Hoje ele já está bem surrado, tem até um buraco nas costas, caíram uns botões da saia. Mas isso não me incomoda, até gosto do fato de ele estar todo meio errado, embora já não use mais para sair.

Costumo vestir para ir à praia ou quando quero me sentir confortável. Às vezes, coloco um short por baixo e encaro uma ida ao mercado.

Taylor Swift em "folklore" - Divulgação - Divulgação
Taylor Swift em "folklore"
Imagem: Divulgação
Não tenho nenhuma lembrança muito específica em relação a algo incrível que eu tenha feito usando ele, além de que, é claro, toda vez que uso, lembro da minha mãe.

Quando a Taylor Swift lançou o novo álbum dela, com esse visual meio boho-folk, eu até brinquei que fui folk muito antes. Mas, no meu caso, a "lenda" por trás do look é real e bem mais emocionante.

Como usar

Primavera chic

Nada representa mais a primavera do que um vestido floral delicado e soltinho. Combine com um chapéu de palha para um passeio no campo com elegância.

Folklore urbano

Como usar um vestido floral na cidade? Simples, combine com uma jaqueta de couro para um look urbano e atemporal, mas sem perder a ternura.