PUBLICIDADE
Topo

Um vestido, dois vestibulares e três décadas de história na família

Eleonor e a filha segurando o vestido retrô com estampa florida que passou por gerações - Arquivo Pessoal
Eleonor e a filha segurando o vestido retrô com estampa florida que passou por gerações Imagem: Arquivo Pessoal

Marilia Marasciulo

Colaboração para Nossa

17/08/2020 04h00

Eleonor Minho Conill

Eleonor Minho Conill

PROFISSÃO

Médica

MINHA ROUPA COM HISTÓRIA

Vestido florido dos anos 1960 usado no meu vestibular e, mais de 30 anos depois, no da minha filha

Tenho esse vestido desde os meus 16 ou 17 anos. Naquela época, não se compravam roupas prontas, a gente tinha que escolher o tecido, tirar as medidas, encontrar um modelo e mandar fazer.

Lembro que assim que o recebi, gostei muito dele, porque me sentia bonita e confortável.

Eleonor Minho Conill - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Eleonor e a filha com o vestido dos anos 60
Imagem: Arquivo Pessoal

Tinha um tecido gostoso, sem nenhum fecho, era só colocar e pronto. E, por causa da gola Peter Pan, achava que tinha uma pegada meio Audrey Hepburn.

Usei muito esse vestido, inclusive para fazer o meu vestibular para Medicina. Foi no verão, em Porto Alegre, e estava muito quente. Ele me pareceu a peça perfeita para encarar a prova, que seria difícil. Usei muitas vezes no meu primeiro ano de faculdade, até eventualmente guardar.

Para usar a expressão da Marie Kondo, optei por mantê-lo porque me fazia feliz"

Mais de três décadas depois, mostrei para minha filha, que pediu para usá-lo. Ela não precisou fazer nenhum ajuste, só trocou a gola e o detalhe na manga e nos bolsos, que ficaram amarelados com o tempo.

Às vezes tenho a impressão de que as coisas de antigamente tinham mais qualidade, mas talvez nesse caso foi porque guardei com muito amor.

Filha de Eleonor - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Filha de Eleonor manteve a tradição da mãe e usou a peça para o vestibular
Imagem: Arquivo Pessoal

Ela decidiu usar o vestido em seu vestibular, já que havia me trazido sorte no meu, e também passou — desta vez, o curso escolhido foi Jornalismo.

Agora, pensamos em guardar para a filha dela. Se ela também usar em seu vestibular, vai ser um vestido com ainda mais história para contar.

Como usar

Túnel do tempo

Mergulhe de cabeça e aposte em sapatos coloridos -- os brancos são infalíveis. Para fugir do look "paquita", opte por formatos diferentões ou com o bico mais pontudo. A meia calça estampada também ajuda a levantar o visual.

Bonequinha de luxo

A ankle boots e a bolsa com detalhes metalizados, como na alça, criam uma versão boneca-moderna, com direito à acessório no cabelo sessentista e tudo. Se a ocasião pedir, vale usar um cinto para marcar a silhueta.