Topo

Em live, Zeca faz banquete com comida baiana, pão artesanal e banoffee

Bárbara Ligero

Colaboração para Nossa

23/08/2020 14h03

Neste domingo (23), em mais uma edição do programa #BrasilCozinhaComigo, o apresentador Zeca Camargo recebeu o ator e cantor Tiago Abravanel, a apresentadora Marina Person e a chef Angeluci Figueiredo, que comanda o badalado restaurante Preta, em Salvador.

Com a cozinheira baiana, Zeca preparou o malassado, um filé mignon servido ainda rosado em caldo de carne com milho, banana-da-terra, cogumelo e pimentão.

Em seu restaurante, que atualmente se encontra na Ilha de Frades, a chef já recebeu celebridades como Ivete Sangalo e Gilberto Gil.

Ali é servido um cardápio regional e praiano, com todo o clima da Bahia. "Você tem que chegar sem pressa, porque lá tem redes para você deitar", contou Angeluci.

Malassado

A chef Angeluci Fiqueiredo, do Restaurante da Preta Imagem: Arquivo pessoal
Autêntica e sorridente, a chef Angeluci Figueiredo chama sua própria comida de gororoba e afirma não gostar da tendência de "gourmetizar" os pratos. "Eu acho que cozinha é essa coisa intuitiva, que vem de dentro de você", explica.

Por isso, a chef afirmou que, no malassado, "na verdade não existe uma medida exata para as coisas". O segredo, segundo ela, é deixar a carne bem rosada, repousando no molho com todos os temperos cortados a "grosso modo".

Depois de despejar o pimentão amarelo, o pimentão vermelho, a cebola roxa, a cebolinha e a pimenta dedo-de-moça na mistura, a baiana finalizou a preparação com bacon crocante, cogumelos e uma porção generosa de coentro, para a alegria de Zeca Camargo.

Sendo uma receita baiana, eu não admito que fique pronta sem coentro. Eu amo coentro num grau que é uma coisa doida. Tudo bem que não tem fruto do mar, mas tem coentro"
Zeca Camago

O malassado, um dos pratos favoritos do escritor Jorge Amado Imagem: Arquivo pessoal

Segundo Angeluci, o filé mignon pode ser substituído por alcatra ou maminha. Além disso, a chef recomenda que o malassado seja servido com um bom vinho tinto e um pedacinho de pão, "para passar no molho de carne".

Marina Person

Seguindo as instruções da chef Angeluci Figueiredo, Zeca Camargo saboreou o seu malassado baiano com um pão de fermentação natural que lhe foi presenteado por Marina Person.

A apresentadora, que comanda em Nossa o programa Marinando na Quarentena, provou que todos temos dias ruins na cozinha.

Depois de ter se dedicado 12 longas horas na preparação da massa, o resultado não foi como o esperado por causa do frio, que atrapalhou o crescimento do pão. Ainda assim, o sabor não deixou a desejar.

Não existe pão ruim, existe pão sem manteiga", brincou Marina

Para aqueles que quiserem uma receita de pão mais rápida, a apresentadora sugeriu o pão pita, a focaccia e até mesmo as pizzas, delícias que ela já ensinou a preparar em seu programa.

Tiago Abravanel

Já a sobremesa ficou por conta de Tiago Abravanel. Em sua conversa ao vivo com Zeca Camargo, o ator e cantor relatou que não sabe quando voltará a se apresentar ao público. "Eu acho que, esse ano, dificilmente os eventos de aglomeração vão acontecer", ele afirma.

Banoffe da doceria de Tiago Abravanel Imagem: Reprodução Instagram

Na impossibilidade de realizar os seus shows, Tiago tem se dedicado à sua sociedade na doceria Nanica, que já possui três filiais em São Paulo e prepara as sobremesas mais vendidas de todo o Brasil.

O cantor enviou para a casa de Zeca Camargo generosos pedaços de banofee, carro-chefe da casa que leva massa de bolacha, doce de leite, banana e chantilly. A torta de origem inglesa é montada de modo cuidadoso para que todas as suas camadas apareçam, o que rende um visual bastante fotogênico.

Curva das Expectativas Flutuantes

Como de costume, Zeca Camargo dedicou parte do seu programa para falar sobre o que está em alta ou em baixo no universo da cultura pop.

O apresentador aposta que, em breve, as pessoas começarão a falar sobre o livro "Is This Anything?", ainda sem tradução para o português, do ator e humorista Jerry Seinfeld.

Por outro lado, os assuntos que estão começando a ser comentados são a série "Lovecraft Country", que acaba de estrear na HBO, e o filme britânico de terror "Host". Dirigido por Rob Savage, o longa trata de um grupo de amigos cumprindo quarentena durante a pandemia de coronavírus.

Continuando com a sua curva de expectativas flutuantes, Zeca destaca que estão em alta a música "Oh Juliana", do MC Niack, e a série "I May Destroy You", também da HBO. Porém, o apresentador já está cansando da rede social Tik Tok e da polêmica envolvendo Marcelo Adnet e Marcelo Tas.

A boa notícia, segundo o apresentador, é a volta de Mariah Carey. Essa semana, a cantora anunciou o lançamento de um álbum em comemoração aos 30 anos de carreira, intitulado "The Rarities".

Instagram

Ao final da transmissão ao vivo, Zeca Camargo deixou suas quatro recomendações semanais de perfis para seguir no Instagram.

Neste domingo, as duas primeiras indicações foram o @gupmagazine, de uma revista europeia sobre fotografia, e o @lefooding, que se dedica a postar os pratos dos principais chefs de Paris.

Depois, o apresentador destacou o perfil da atriz brasileira @ilana.kaplan, que costuma postar vídeos divertidos, e o @pretararaoficial, da rapper que estará no primeiro episódio do novo programa de Zeca Camargo na Band.

Sobre o programa

Todo domingo, tem #BrasilCozinhaComigo com Zeca Camargo Imagem: Mariana Pekin/UOL

O #BrasilCozinhaComigo, apresentado por Zeca Camargo, vai ao ar todo domingo, ao meio-dia, no Youtube de Nossa e nas redes sociais do Uol.

O programa é a nova série de Nossa, o canal de lifestyle do UOL. A cada episódio, Zeca recebe um convidado de uma região diferente do país, para trocar receitas e histórias.

Você pode acompanhar a transmissão ao vivo, transmitido diretamente da casa do apresentador, no UOL e no YouTube de Nossa, além do Facebook, Twitter e Instagram do UOL.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Em live, Zeca faz banquete com comida baiana, pão artesanal e banoffee - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas