Topo

Essa roupa tem história: "A camisa que herdei do meu pai ganhou vida nova"

Versátil, a camisa que a stylist Bárbara Chiré herdou do pai compõe looks de diversos estilos - Fernando Moraes/UOL
Versátil, a camisa que a stylist Bárbara Chiré herdou do pai compõe looks de diversos estilos
Imagem: Fernando Moraes/UOL

Maria Carolina Gimenez

Colaboração para o UOL

05/03/2020 04h00

Bárbara Chiré

Bárbara Chiré

Profissão

Stylist

Minha roupa com história

é uma camisa da marca Absurdo, 100% algodão, que foi do meu pai, depois minha mãe se apropriou e usou muito em looks bem 90's que marcaram minha infância. E agora é minha.

Eu visto ela e penso sobre tudo que uma roupa pode viver. E fico impressionada com a qualidade da costura e do tecido. A estampa é muito atual ainda, eu diria até atemporal. E meus pais amam me ver com ela.

Uso para viajar, de legging é o look perfeito para aeroporto, bem vestida e não passo frio no voo. Para mim ela fica maxi, então também uso aberta, por cima de uma regata de seda preta. Também gosto de levar para praia e usar de saída de praia sobre um maiô preto.

Moda sustentável

Bárbara Chiré - Fernando Moraes/UOL - Fernando Moraes/UOL
Imagem: Fernando Moraes/UOL
Acima de tudo, quando eu uso ela, me sinto muito sustentável. Porque eu acredito que o tempo de uso das coisas precisa realmente ser revisto. Por isso, gosto de vestir ela em palestras, para dar o exemplo sobre escolhas que naturalizam o vestir. Falo bastante sobre roupa com vínculo, que é a melhor maneira de nos fazer querer vestir mais e mais uma mesma peça.

Memória afetiva

Acredito que existem vários caminhos para o vínculo. A customização é um deles, mas não é muito minha praia... Então, para mim, a memória é o caminho mais fácil mesmo. Quase tudo no meu guarda-roupa é "a roupa que eu usei em tal ocasião" e, em geral, eu reutilizo quando quero a mesma sensação do dia que marcou a peça: seja de segurança, de animação ou carinho.

Como eu uso

Moda aeroporto

Com tamanho maxi, ela compõe com uma legging um look confortável para viajar.

Look festa

A calça prata, também de modelagem ampla, forma um look moderno e cool.