PUBLICIDADE
Topo

Ana Maria Braga ensina a fazer "canjiquinha diferente"; aprenda a fazer

Aprenda o passo a passo da canjiquinha que a Ana Maria ensinou hoje no "Encontro" - Istock
Aprenda o passo a passo da canjiquinha que a Ana Maria ensinou hoje no 'Encontro' Imagem: Istock

De Nossa, em São Paulo

03/06/2020 11h56

Canjiquinha diferente foi a receita feita hoje pela Ana Maria Braga no programa "Encontro com a Fátima Bernardes". Quem gosta de doces típicos de festa junina vai amar a receita. Aprenda a fazer.

A Ana explicou que essa receita é diferente pois usa "canjiquinha amarela pequena, quebradiça como milho triturado" que, geralmente, é usada em pratos salgados e não os outros "grãos grandes de milho branco" colocado em outros pratos.

"Dançar quadrilha só dentro de casa né?", disse a chefe lembrando o isolamento social, medida de combate ao novo coronavírus. Ela também comentou que dá para matar a saudade das festas juninas com "uma comidinha típica e dançar quadrilha com a família". Veja o passo a passo da receita:

Ingredientes

  • 1/2 pacote de canjiquinha amarela ou quirera (250 g)
  • 6 xícaras (chá) de água (1,4 litro)
  • 2 xícaras (chá) rasas de açúcar
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de leite de coco
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de leite (600 ml)
  • 1 xícara (chá) de coco fresco ralado
  • 1 pitada de sal
  • Cravos-da-índia e canela em pau a gosto

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, coloque a canjiquinha, o açúcar, o sal, a água e cravos e canela a gosto. Tampe e cozinhe por 5 minutos. Você conta este tempo a partir da fervura — quando começa a apitar.

Para abrir a panela, tire da pressão. Em seguida coloque os outros ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até engrossar um pouco (cerca de 30 minutos).

Coloque em um pote, taças ou tigela única e sirva quente, morna ou fria. Caso goste, adicione canela na decoração do prato.

Repercussão

Nas redes sociais, alguns internautas comentaram a receita e a saudade das festas juninas. Outros não perderam tempo e já separaram os ingredientes para fazer o doce.

A Joelma adaptou a receita e adicionou amendoim ao doce.