Topo

Chef Rafa Costa e Silva, do "Mestre do Sabor", passa quarentena na cozinha

Chef Rafa Costa e Silva, do Lasai, ingressa como jurado do "Mestre do Sabor" (Globo) - Divulgação
Chef Rafa Costa e Silva, do Lasai, ingressa como jurado do "Mestre do Sabor" (Globo) Imagem: Divulgação

Juliana Simon

De Nossa

29/05/2020 04h00

Para o chef Rafa Costa e Silva, dono do estrelado Lasai (Rio de Janeiro), o isolamento do coronavírus tem sido período de bastante trabalho. Convidado pelo colega português José Avillez, que teve que retornar ao seu país de origem por conta da pandemia, ele passa a integrar o time de jurados da segunda temporada de "Mestre do Sabor", que estreou nesta quinta (28).

Ao Nossa, o dono de uma estrela Michelin contou como passa o período de quarentena e entrega que não consegue passar muito tempo longe das amadas panelas.

Como tem sido cozinhar nesse período de quarentena?

Tem sido em família, com a minha esposa e meu filho, e tenho cozinhado mais do que nunca. Ela também gosta de cozinhar e até meu filho de dois anos participa desse momento.

Que mais tem feito para aproveitar o tempo?

Temos feito muita coisa, criamos uma rotina mesmo, cuido do meu filho, e agora estamos focados em algumas estratégias e ações do Lasai para este momento de isolamento social.

Quais pratos tem feito em casa?

Como disse, eu tenho cozinhado bastante, então acabo fazendo de tudo desde carnes mais elaboradas, como costelas, até pão de queijo no forno. Doces e bolos também.

Carne & Aipim | Steak & Yuca Stories

Uma publicação compartilhada por Rafa Costa e Silva (@rafacostaesilva) em

Como acredita que o ato de cozinhar pode mudar diante da crise do coronavírus e do isolamento social?

Cozinhar requer foco e envolvimento, além de prática, e acredito que neste período de isolamento as pessoas estão se arriscando mais, praticando e construindo essa relação com a comida, com o ato de cozinhar e reunir quem está por perto. Com isso, acho que pós pandemia teremos muitos novos cozinheiros, com certeza.

Como vê a situação dos restaurantes após a crise?

Será um momento de mudanças e ressignificação, acho que como em todas as áreas. No Lasai, por exemplo, estamos a todo vapor trabalhando internamente em ações e estratégias para que possamos lançar novas maneiras de chegar às pessoas e continuar a levar para elas nossos pratos com a qualidade de sempre, se preocupando com os ingredientes e, com isso, ajudando os produtores orgânicos.

Neste novo projeto vamos continuar a usar 100% das verduras, frutas, raízes de pequenos produtores orgânicos, que, apesar de mais caros, têm qualidade muito superior aos produtos tradicionais e são mais benéficos à saúde.

Acredito que a pandemia reforça ainda mais a importância e a responsabilidade de oferecermos produtos de qualidade e sustentáveis em toda a cadeia de produção, beneficiando a todos os envolvidos.

Quais dicas daria para alguém que aproveita este período para aprender a cozinhar?

Este é o melhor momento para praticar, arriscar e se envolver mais com a cozinha. A cozinha é afeto e quanto mais você cozinha mais apaixonado e ligado a ela você fica.

Qual receita recomendaria para fazer em casa?

Para adoçar o paladar, vou sugerir um doce simples de fazer: um bolo de mandioca.