Supermercado francês dá desconto para quem comprar legumes "feios"
Eles são "feinhos", mas estão em bom estado - e custam bem menos. Uma rede de supermercados na França criou uma campanha diferente para combater o desperdício: promover a venda legumes e frutas considerados "feios" com desconto de até 30%.
O objetivo é diminuir a quantidade de produtos que são jogados fora por não estarem no padrão. O estabelecimento calculou que até 40% da produção de legumes na França é descartada por conta da aparência pouco vendável. Em alguns casos, os produtos rejeitados são usados como ração de animais, mas muitas vezes acabam indo para o lixo.
A solução foi apostar em uma bem-humorada campanha em que os alimentos "feios" posam para fotos com slogans como "esta batata feia foi eleita Miss Purê" e "laranja feia faz um suco bem gostoso", entre outros. Além disso, a rede promoveu uma degustação de sopas e sucos feitos com os ingredientes rejeitados, para que o público visse que a aparência não era sinal de sabor ruim.
A rede testou o programa de descontos em uma unidade na cidade de Provins, a 90 quilômetros de Paris, e teve uma surpresa: em dois dias, foram vendidas 1,2 toneladas dos vegetais fora de padrão.
A campanha acabou inspirando outras ações a favor dos legumes deformados. Um coletivo de produtores adotou a música "Ma Gueule", do cantor Johnny Halliday - que fala justamente sobre uma pessoa que se defende de ser tachada de feiosa - para promover a venda de produtos de boa qualidade mas sem aparência "ideal".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.