PUBLICIDADE
Topo

Cerveja no ponto: um guia de como deixar a bebida gelada

Do UOL, em São Paulo

30/04/2016 07h00

Se você já foi a um churrasco, você já presenciou a seguinte cena: pouca cerveja gelada e um bom tanto esperando o momento de ir para a geladeira.

Da básica mistura de sal com gelo a invenções mirabolantes, o que não falta são pessoas dando sugestões para deixar as bebidas na temperatura certa o quanto antes.  

“Eu sempre digo que o melhor é ser paciente e esperar a cerveja gelar”, explica o sommelier Rodrigo Louro. Mas alguns truques realmente funcionam e podem salvar o seu churrasco. Veja quais são:

  • Getty Images

    Sal, gelo e água

    A maioria das pessoas já tentou o truque de colocar água, gelo e sal em uma caixa de isopor para deixar a cerveja gelada. E ele realmente funciona, porque o sal diminui a temperatura de congelamento da água (quando a água começa a virar gelo). E o que isso quer dizer na prática? Que em vez de congelar a 0°C, a água irá congelar em uma temperatura mais baixa gelar sua cerveja mais rapidamente. "Ela resfriará mais rápido do que se estivesse na geladeira. Mas vale tomar cuidado para que a bebida não congele", explica Rodrigo.

  • Getty Images

    Álcool, gelo e água

    A mistura tem o mesmo princípio do combo sal, gelo e água. A diferença é que, com o álcool, a temperatura da água ficará ainda mais negativa. Por isso, tome cuidado para ela não congelar.

  • iStock

    Colocar a cerveja no freezer

    "O congelador é sempre uma opção se você quiser que a cerveja fique gelada rápido. Mas é preciso cuidado: como a temperatura é muito baixa, você pode acabar com uma cerveja congelada, sem gás ou até mesmo com latas ou garrafas explodindo no freezer", explica Rodrigo. O ideal é ficar de olho a cada cinco minutos. "Uma vez que a cerveja congelou, não tem mais volta", diz.

  • Getty Images

    Papel toalha e água

    Você também pode tentar o truque de embrulhar a latinha ou a garrafa de cerveja em um papel toalha molhado e colocar no refrigerador. A água no papel vai conduzir a temperatura mais rápido do que o ar dentro do freezer e a sua cerveja vai ficar gelada mais rápido.

  • Divulgação/Facebook/SpinChill

    Engenhoca

    Uma dupla de americanos criou em 2013 o Spin Chill, uma engenhoca que deixa a cerveja gelada em menos de cinco minutos. O aparelho deve ser colocado em um recipiente com gelo - ele gira a lata ou garrafa rapidamente e faz com que a transferência de calor aumente e deixe a bebida gelada 20 vezes mais rápido. O aparelho é vendido no Brasil por R$ 99 (preço pesquisado em abril de 2016).

  • Getty Images

    Lata x garrafa

    Quem tem dúvidas quais das duas ficam geladas mais rápido, Rodrigo avisa: "o alumínio conduz a temperatura com mais facilidade que o vidro, mas a diferença de tempo é algo em torno de cinco minutos, não vale a pena considerar isso quando for escolher entre lata e garrafa".

  • Justin Sullivan/Getty Images/AFP

    Copo faz diferença?

    O copo americano é uma boa opção para manter a temperatura da cerveja por ser pequeno e, assim, o consumo do líquido é rápido. Um bom truque é manter copos no congelador, assim a sua bebida vai se manter gelada por mais tempo.