Topo

Robert Scheidt conquista o título brasileiro da classe Laser pela 9ª vez

07/02/2003 18h09

Da Redação
Em São Paulo

Robert Scheidt, hexacampeão mundial da classe Laser, venceu nesta sexta-feira mais duas regatas do Campeonato Brasileiro da categoria, conquistando por antecipação o nono título do torneio, disputado no Iate Clube de Santa Catarina, na praia do Jurerê, em Florianópolis.

Scheidt somou apenas oito pontos perdidos em quatro dias de provas e não pode mais ser alcançado, já que o regulamento prevê o descarte dos dois piores resultados. Por isso, o atleta nem precisa entrar na água para disputar as últimas duas regatas marcadas para este sábado, a partir das 13 horas.

"Fiz um campeonato nota dez, muito concentrado e ciente de todas as minhas possibilidades no torneio", disse o velejador. "Nos três primeiros dias, ganhei com vento forte, mas hoje (sexta-feira) tive de lutar muito para competir com ventos muito fracos."

Robert Scheidt teve muitas dificuldades especialmente na primeira regata do dia. Com ventos de apenas 10 nós, ele largou mal e teve de brigar muito com o argentino Diego Romero, o único adversário que poderia lhe tirar o título. O brasileiro só garantiu a vitória na última popa, pouco antes da chegada.

Na segunda regata, com ventos ainda mais fracos, Robert Scheidt largou bem, montou a primeira bóia em primeiro lugar e cruzou a linha de chegada sem ser ameaçado. O catarinense Bruno Fontes foi o segundo colocado, seguido de Diego Romero.

"Comecei muito bem a temporada 2003. Além do nono título brasileiro, que é uma grande honra, garanti boa vantagem na corrida por uma vaga na equipe que irá aos Jogos Pan-Americanos de São Domingos", disse Scheidt, que admite a possibilidade de competir neste sábado apenas por diversão.

"Se o dia estiver bom, com ventos fortes, vou velejar mais um pouco. Caso contrário, vou embalar o meu barco para viagem e esperar a premiação."