Topo

Robert Scheidt tenta garantir título brasileiro da Laser nesta sexta

06/02/2003 15h17

Da Redação
Em São Paulo

O velejador paulista Robert Scheidt tenta assegurar nesta sexta-feira, por antecipação, o nono título do Campeonato Brasileiro da classe Laser. Hexacampeão mundial da categoria, ele venceu as seis regatas disputadas até agora no Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha, na praia do Jurerê, em Florianópolis.

A competição, que teve nesta quinta-feira o dia de descanso, recomeça nesta sexta com a disputa de mais duas regatas, a partir das 13h, e termina neste sábado, com mais duas provas.

Mesmo enfrentando os principais velejadores da classe na América do Sul,
Scheidt conseguiu boa regularidade no início do torneio, que está
reunindo mais de 200 barcos (85 na Laser Standard). "Estou muito feliz com a minha regularidade. Não é fácil manter um bom padrão de concentração, principalmente quando se enfrenta adversários fortes."

Com bons ventos, boas largadas e muita consistência, Robert abriu oito
pontos de vantagem sobre o argentino Diego Romero, segundo colocado e o
único que pode ameaçar a conquista do brasileiro.

O ganhador da medalha de ouro na Olimpíada de Atlanta tem seis pontos perdidos, contra 14 (quatro segundos lugares e dois terceiros) do argentino, medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 1999, e campeão do Hemisfério Sul de Laser, no ano passado, em São Sebastião.

A quatro regatas do final do torneio, Scheidt admite a possibilidade de
mudar de estratégia. "Até agora, estava competindo para vencer as regatas, sem me importar com os adversários. A partir desta sexta-feira, acho importante administrar a vantagem, pensando no título. Para isso, vou ter de marcar o Diego mais de perto."

O Campeonato Brasileiro faz parte das seletivas para definir a equipe
brasileira que vai disputar os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na
República Dominicana, em agosto. Robert quer lutar por sua terceira medalha de ouro consecutiva na competição (ganhou em Mar del Plata, em 95, na Argentina, e em Winnipeg, em 99, no Canadá).