Topo

Jack Charlton, campeão mundial com a Inglaterra e herói irlandês, morre aos 85 anos

11/07/2020 13h05

(Reuters) - Jack Charlton, vencedor da Copa do Mundo de futebol com a Inglaterra que se tornou queridinho na Irlanda depois de liderar a equipe nacional a um sucesso sem precedentes como técnico, morreu aos 85 anos.

Um comunicado da família informou que o ex-zagueiro do Leeds United, que ajudou a Inglaterra a vencer a Alemanha Ocidental para se tornar campeã mundial em 1966, morreu pacificamente na sexta-feira em sua casa em Northumberland, norte da Inglaterra, após uma doença prolongada.

"Não podemos expressar como nos orgulhamos da vida extraordinária que ele teve e da alegria que ele levou a tantas pessoas em diferentes países", dizia o texto.

Charlton levou a Irlanda à sua primeira grande competição no Campeonato Europeu de 1988 e também comandou a equipe até as quartas de final da Copa do Mundo em 1990.

Charlton, irmão mais velho do astro Bobby do Manchester United, era um zagueiro firme que se formou nas categorias de base do Leeds e passou toda a sua carreira de jogador no clube.

Ele ajudou o time de Yorkshire a vencer a segunda divisão em 1963-64 e depois o título da primeira divisão em 1968-69.

Charlton terminou sua carreira como um dos grandes defensores da história, registrando 773 jogos pelo Leeds com 96 gols. Ele atuou 35 vezes pela Inglaterra e marcou seis gols.

Seu melhor momento com as cores da seleção nacional aconteceu em 1966, quando ele ajudou a Inglaterra de Alf Ramsey a conquistar a Copa do Mundo em casa, disputando todas as partidas do torneio.

(Reportagem de Padraic Halpin, em Dublin, e Stephen Addison, em Londres)