Topo

Federer, Nadal e Djokovic apoiam campanha #BlackoutTuesday contra injustiça racial

03/06/2020 12h08

(Reuters) - Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic estão entre os tenistas que se uniram à campanha #BlackOutTuesday contra a injustiça racial, enquanto protestos continuam pela morte de George Floyd, um negro desarmado que morreu sob custódia policial.

Floyd morreu depois que um policial branco pressionou o joelho sobre seu pescoço por quase nove minutos em Mineápolis em 25 de maio.

Número 1 do mundo, Djokovic postou imagem em preto nas suas páginas do Twitter e do Instagram com a mensagem "Black Lives Matter", e foi acompanhado por Federer e Nadal.

Maria Sharapova, Petra Kvitova e Stan Wawrinka, vencedores de torneios Grand Slam, estavam entre outros tenistas que expressaram apoio à campanha.

O fenômeno adolescente afro-americano Coco Gauff e a japonesa Naomi Osaka também manifestaram indignação pela morte de Floyd.

Ao responder postagem de Federer no Instagram, Gauff, de 16 anos, comentou: "Clique no link da minha biografia para obter recursos sobre COMO VOCÊ PODE AJUDAR! OBRIGADO."

Osaka, cujo pai é haitiano e a mãe é japonesa, disse que as pessoas deveriam fazer mais do que postar "o quadrado preto".

A Associação de Tênis dos Estados Unidos (USTA) publicou uma captura de tela preta e uma declaração contra o racismo em suas mídias sociais.

(Por Sudipto Ganguly em Mumbai; reportagem adicional de Shrivathsa Sridhar em Bengaluru)