Topo

Barça supera Real Madrid em renda, mas Manchester United lidera

20/12/2017 19h30

FUT-BARCA-REAL-RENDA:Barça supera Real Madrid em renda, mas Manchester United lidera

Por Richard Martin

BARCELONA (Reuters) - O Barcelona segue para o “El Clásico” de sábado contra o Real Madrid com uma gritante vantagem de 11 pontos sobre o rival na corrida pelo título da Liga Espanhola – e também tem a vantagem em termos financeiros, apesar de margens menores.

Os dois times estão separados por um fio de cabelo na edição mais recente da Deloitte Money League, com o Barcelona gerando 620,2 milhões de euros em receita em 2015/2016, comparados com os 620,1 milhões do Real.

O Barça também ficou acima do Real no Forbes Sports Money Index de 2017, que ranqueia clubes de acordo com seu valor estimado como marca. O clube catalão é estimado em cerca de 3,64 bilhões de dólares e o Real em 3,58 bilhões de dólares.

No entanto, os dois clubes espanhóis ficam atrás do Manchester United em ambos rankings. O clube 20 vezes campeão inglês possui receita de 689 bilhões de euros e é estimado no valor de 3,69 bilhões de dólares.

O Barcelona também tem uma folha de pagamentos mais robusta, de acordo com o Global Sports Salary Survey de 2017, pagando para sua equipe uma média de 8.576.750 dólares por ano, comparados aos 8.092.283 de dólares do Real.

De acordo com Timothy Bridge, consultor sênior da Deloitte Sports Business Group, a vantagem estreita do Barcelona sobre o Real em termos comerciais é resultado da duradoura busca por construção de receita, que começou quando Ferran Soriano, atualmente chefe-executivo do Manchester City, se juntou ao clube catalão em 2003.

A chegada de Soriano foi acompanhada por grande sucesso em campo, com o Barça vencendo oito títulos da Liga Espanhola e quatro troféus da Liga dos Campeões desde 2005.

“Houve um esforço concentrado no início da década de 2000 para realmente capitalizar sobre a marca e aumentar a receita de acordo”, disse Bridge à Reuters.

“O esforço feito para garantir que o Barça era comercialmente viável foi auxiliado pelo fato do time jogar com tanta força, e as duas coisas andam juntas”.

“A forte performance da equipe ajuda a ter mais ídolos no time, que aumenta o valor comercial. As pessoas querem ser associadas às maiores e melhores marcas e você precisa pagar por esta exposição”.