PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Tunísia e Burkina Faso avançam para as quartas da Copa Africana de Nações

Jogadores da Tunísia comemoram gol contra a Nigéria, que valeu a vaga nas quartas da Copa Africana de Nações - Daniel Beloumou Olomo/AFP
Jogadores da Tunísia comemoram gol contra a Nigéria, que valeu a vaga nas quartas da Copa Africana de Nações Imagem: Daniel Beloumou Olomo/AFP

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

23/01/2022 17h56

A seleção de Burkina Faso disputou hoje (23) a partida contra o Gabão e decidiu a vaga para as quartas de final nos pênaltis. Após 1 a 1 no tempo complementar, com gols de Traoré para Burkina Faso e Guira (contra) para o Gabão, as seleções foram para as penalidades. E após 18 cobranças, Burkina Faso venceu Gabão por 7 a 6 e avançou de fase.

No outro confronto das oitavas de final da Copa Africana de Nações, a Tunísia superou a Nigéria pelo placar de 1 a 0, gol marcado por Msakni.

Com esse resultado o primeiro confronto das quartas de final está decidido: Burkina Faso e Tunísia irão se enfrentar em busca da vaga para as semifinais.

Burkina Faso x Gabão

A primeira partida das oitavas de final foi um confronto muito duro e com um número elevado de cartões para as equipes. Os 12 cartões amarelos e um vermelho mostraram como as equipes se doaram em campo, em um jogo agradável de assistir.

Aos 18 minutos, Burkina Faso teve em um pênalti a chance de abrir o placar da partida, mas Bertrand Traoré desperdiçou a cobrança. Porém, aos 28 minutos, o atacante do Aston Villa se redimiu e abriu o placar. O atacante recebeu uma linda enfiada e chutou tirando do goleiro.

A seleção de Gabão tinha muita posse de bola e dominava as ações do jogo, mas aos 66 minutos, Sidney Obissa tomou o segundo cartão amarelo e foi expulso da partida. Após essa expulsão, o jogo ficou muito aberto e a Burkina Faso colecionou chances perdidas.

Essas chances desperdiçadas tiveram consequências, aos 46 do segundo tempo, Gabão foi com tudo para cima e, em uma cobrança de escanteio, o volante Adama Guira mandou a bola para o próprio gol, levando a partida para a prorrogação.

O ritmo faltoso seguiu na prorrogação, e as chances continuaram sendo desperdiçadas. Burkina Faso, aos seis do primeiro tempo, teve o gol de Tapsoba anulado por impedimento. E a seleção seguiu tentando voltar a vantagem no placar, mas parou nas boas defesas do goleiro Amonone. Gabão continuava tendo a posse de bola, mas sem conseguir chances claras.

Nas penalidades máximas, as equipes bateram 18 pênaltis para decidir a vaga para as quartas de final. Na nona cobrança, Quédraogo mandou a bola para as redes e botou a seleção de Burkinas Faso na próxima fase da Copa Africana de Nações.

Nigéria x Tunísia

O primeiro tempo foi bastante estudado entre as equipes e nenhuma oportunidade clara foi criada no começo de jogo. A Tunísia conseguiu marcar bem as ações da Nigéria pelas laterais do campo, que mesmo tendo mais posse de bola, não conseguiu levar perigo ao gol do goleiro Ben Said.

Na segunda etapa, a Tunísia não esperou e abriu o placar logo no começo. Aos dois minutos, Msakni driblou Ndidi e chutou de fora da área com efeito e surpreendeu o goleiro Okoye, que tocou a bola mas não conseguiu evitar o gol.

Aos 21 minutos, o jogo ficou mais difícil para a Nigéria, pois Alex Iwobi, que havia acabado de entrar na partida, foi expulso após a checagem do VAR. No lance seguinte a expulsão, Simon recebeu na pequena área e tentou marcar, mas Ben Said fez ótima defesa.

Com um a mais em campo, a Tunísia deu a bola para a Nigéria e explorou os espaços da defesa adversária. Em um contra-ataque, Sliti chutou de fora da área e exigiu uma boa defesa do goleiro Okoye. Aos 46 minutos, Sadiq teve a grande chance da Nigéria no jogo. O atacante recebeu uma enfiada de bola e chutou na saída do goleiro, mas a bola passou raspando a trave esquerda e foi para fora.

Próximos jogos da Copa Africana de Nações

Esta segunda-feira (24) terá mais duas partidas pelas oitavas de final da Copa Africana de Nações. Às 13h (horário de Brasília), Guiné vai enfrentar a seleção de Gâmbia. Às 16h, Camarões e Comores irão se enfrentar buscando passar para a próxima fase da competição.

Esporte