Topo

Nairo Quintana é flagrado no doping e desclassificado do Tour de France

17/08/2022 16h07

Utrecht (Holanda), 17 ago (EFE).- O ciclista colombiano Nairo Quintana, da equipe Arkea Samsic, foi desclassificado nesta terça-feira do Tour de France, pela União Ciclística Internacional (UCI).

A justificativa para a decisão foi que Quitana infringiu a "proibição do uso do tramadol" em competição. Se trata de um analgésico proibido desde 1º de março de 2019, devido aos efeitos secundários da substância.

A análise de duas amostras de sangue do ciclista colhidas entre os dias 8 e 13 de julho deste ano - durante a edição mais recente do Tour de France - revelaram a presença de tramadol e seus dois metabólitos principais.

De acordo com as regras médicas da UCI, Quintana fica desclassificado da prova, uma das principais do ciclismo mundial.

A decisão pode ser levada à Corte Arbitral do Esporte (CAS), em recurso que deverá ser apresentado dentro de dez dias.

Durante o Tour de France, foram coletadas 120 amostras de sangue como parte do programa tramadol.

As informações da proibição do uso da substância em competições ferem o regulamento da UCI, mas não representa descumprimento das normas antidoping.

Como se trata de uma primeira infração, Quintana não fica declarado inelegível e poderá, dessa forma, participar de competições.

Na edição deste ano do Tour de France, vencida pelo dinamarquês Jonas Vingegaard, o ciclista colombiano havia terminado na sexta colocação geral. EFE