Topo

Fora dos gramados, Maradona enfrentou vícios e vários problemas de saúde

25/11/2020 21h56

Redação Central, 25 nov (EFE).- Diego Armando Maradona morreu nesta quarta-feira, aos 60 anos, em sua casa na província de Buenos Aires após enfrentar diversos problemas de saúde e vícios.

Estes são alguns dos principais problemas que o craque viveu fora dos gramados:.

- 17 de dezembro de 1982 - Poucos meses após chegar ao Barcelona, Maradona foi diagnosticado com hepatite A e ficou afastado dos campos por três meses.

- 17 de março de 1991 - No Napoli, testou positivo para cocaína em um exame antidoping antes de uma partida contra o Bari, pelo Campeonato Italiano, e foi suspenso por 15 meses pela Federação Italiana. Maradona voltou à Argentina.

- 26 de abril de 1991 - Foi detido em Buenos Aires junto a um grupo de amigos com drogas. A justiça ordenou que o jogador fosse submetido a um tratamento terapêutico.

- 25 de junho de 1994 - Na Copa do Mundo nos Estados Unidos, testou positivo para efedrina após a partida contra a Nigéria. No dia 24 de agosto, foi suspenso por 15 meses pela Fifa.

- Agosto de 1996 - Foi internado durante dez dias na Clínica Psiquiátrica de Bellelay, em Berna (Suíça), para se reabilitar do vício em drogas.

- 8 de abril de 1997 - Durante um programa de televisão em Santiago (Chile) apresentado pela ex-miss universo Cecilia Bolocco, sofreu um súbido aumento da pressão e foi internado em um hospital.

- 28 de agosto de 1997 - Testou positivo para doping pela terceira na carreira, quatro dias antes de uma partida entre Boca Juniors, clube que defendia, e Argentinos Juniors. Foi autorizado a continuar jogando, mas se aposentou em outubro do mesmo ano.

- 4 de janeiro de 2000 - De férias na cidade de Punta del Este (Uruguai), teve que ser internado com urgência em um hospital devido a uma crise de hipertensão.

- 18 de janeiro de 2000 - Chegou a Havana (Cuba) para ser submetido a um tratamento para o vício em drogas e problemas cardíacos. Foi internado no centro clínico La Pradera.

- 16 de outubro de 2001.- Operou o menisco do joelho direito em Cali (Colômbia), cidade onde havia chegado dias antes para iniciar um tratamento de perda de peso.

- 18 de abril de 2004.- Foi internado na Clínica Suíço-Argentina de Buenos Aires devido a uma crise cardíaca agravada por uma infecção pulmonar, após assistir a uma partida entre Boca Juniors e Nueva Chicago. Passou para a unidade de terapia intensiva (UTI) por causa de uma crise de hipertensão gerada pela diocardiopatia dilatada, motivo pelo qual foi sedado e conectado a um respirador. Saiu do centro de saúde no dia 29 de abril sem alta médica.

- 5 de maio de 2004 - Voltou a ser internado na mesma clínica, mas devido a uma transgressão alimentar. Cinco dias depois, a família o levou ao sanatório El Parque, para receber tratamento especializado para o vício, onde permaneceu até 6 de setembro, quando conseguiu autorização judicial para deixar o país.

- 20 de setembro de 2004 - Retornou a Havana para ser internado no Centro de Saúde Mental para continuar o tratamento de desintoxicação.

- 9 de março de 2005 - Recebeu alta na clínica Medihelp de Cartagena (Colômbia), onde foi submetido a uma cirurgia de bypass gástrico para reduzir seu peso de 120 pra 75 quilos em um ano.

- 28 de marzo de 2007 - Foi internado na clínica Güemes de Buenos Aires devido a uma descompensação física provocada por excessos com álcool e alimentação. Dias depois, foi diagnosticado com hepatite tóxica aguda.

- 21 de abril de 2007 - Foi transferido da clínica anterior para a clínica psiquiátrica Avril, momento em que circulou o rumor de sua morte. Maradona recebeu alta em 3 de maio.

- 30 de março de 2010.- Passou por uma cirurgia após ser mordido no rosto por um de seus cachorros.

- 15 de janeiro de 2012 - Maradona foi submetido a uma cirurgia de cálculo renal em Dubai.

- 14 de novembro de 2015.- Foi internado em uma clínica de Maracaibo (Venezuela) para ser submetido a um ajuste do bypass gástrico.

- 12 de novembro de 2017 - Passou por uma cirurgia no ombro esquerdo em Dubai.

- Junho de 2018 - Submetido a um procedimento ambulatório de revisão nos dois joelhos em Cali e a uma viscossuplementação.

- 24 de julho de 2019 - Operou o joelho direito devido a sinovite e artrose em Buenos Aires, cirurgia que já deveria ter realizado, mas que foi adiada até que deixasse de ser técnico do Dorados de Sinaloa. Maradona também planejava passar por outra cirurgia no ombro esquerdo.

- 2 de novembro de 2020 - Maradona foi internado na clínica Ipensa, na província de Buenos Aires, com um quadro de anemia após "uma semana complicada emocionalmente". Depois, o ex-jogador foi diagnisticado com um hematoma subdural, no cérebro, e passou por uma cirurgia no dia seguinte na clínica Los Olivos, na qual foi extraído um coágulo. Apesar da rapida e satisfatória recuperação, o ídolo argentino foi mantido no centro médico para receber um tratamento de abstinência ao álcool.