Topo

Com novo formato, Supercopa da Espanha começa nesta quarta na Arábia Saudita

06/01/2020 15h52

Madri, 6 jan (EFE).- A nova Supercopa da Espanha, que terá a participação de quatro times - Atlético de Madrid, Barcelona, Real Madrid e Valencia -, começará nesta quarta-feira, na Arábia Saudita, país que sediará o torneio pelos próximos três anos.

A competição, que historicamente reunia o campeão nacional e o vencedor da copa do país, ambos da temporada anterior, também terá vice e terceiro colocado do campeonato, em modelo inédito entre as principais ligas do futebol europeu.

A Supercopa terá semifinais e final, todas disputadas no estádio King Abdullah Sports City, Jidá. Nesta quarta-feira, Valencia e Real Madrid abrirão a competição, um dia antes de Barcelona e Atlético de Madrid duelarem, conforme ficou definido em sorteio.

Em 2018, o torneio já havia apresentado novidades, com Barça e Sevilla disputando o título em jogo único, disputado no Marrocos.

O principal objetivo da mudança no formato, da data - já que a Supercopa era jogada no meio do ano - e da sede, é dar maior repercussão à disputa, que envolverá a cada ano, alguns dos principais times do futebol mundial.

E a remodelada competição acontece em meio a uma das edições mais equilibradas do Campeonato Espanhol, em que Barcelona e Real Madrid estão com 40 pontos, com o time catalão tendo ligeira vantagem pelo melhor saldo de gols (26 a 24).

O Atlético de Madrid, que começou mal a competição, mas vem em série invicta de quatro partidas, que levou ao terceiro lugar, com 35 pontos. Entre os participantes da Supercopa, o Valencia é o pior na competição nacional, em sexto, com 31 pontos.

O Barcelona é o maior campeão da Supercopa, com 16 troféus erguidos, além de 12 vices. O Real Madrid venceu a competição em 11 oportunidades e foi derrotado cinco vezes na disputa pelo título.

O Atlético, na Arábia Saudita, irá atrás da quinta conquista na competição, enquanto o Valencia tentará vencer o torneio pela terceira vez na história.

Neste ano, inclusive, os 'blaugranas' tentarão superar uma escrita recente, pois desde 2009 e 2011, quando emplacaram um tricampeonato, nenhum clube conseguiu ganhar a Supercopa em anos consecutivos. EFE