Topo

Adeus de Forlán terá Suárez, Cavani, brasileiros e outros ídolos

Diego Forlán, do Uruguai, comemora gol na disputa do terceiro lugar da Copa do Mundo de 2010, contra a Alemanha - Joern Pollex/Getty Images
Diego Forlán, do Uruguai, comemora gol na disputa do terceiro lugar da Copa do Mundo de 2010, contra a Alemanha Imagem: Joern Pollex/Getty Images

Em Montevidéu

25/12/2019 15h21

Campeões da América, amigos de uma longa carreira, estrelas do futebol mundial e companheiros nas diversas equipes pelas quais passou, como o ex-lateral Javier Zanetti, o ex-meia Juan Román Riquelme e os atacantes Luis Suárez e Edinson Cavani, acompanharão Diego Forlán no próximo sábado, na despedida oficial do agora técnico do Peñarol.

O estádio Centenário, em Montevidéu, será sede de um jogo festivo em que vão se enfrentar os amigos do ex-atacante — entre eles os brasileiros Juan, ex-zagueiro, e Rafael Moura — e atletas que vestiram a camisa celeste com ele.

No evento, Forlán, Suárez e Cavani terão a oportunidade de reeditar um trio de ataque letal que devolveu o Uruguai ao topo do futebol mundial na Copa de 2010, na África do Sul. Na ocasião, dirigidos por Óscar Washington Tabárez, ficaram em quarto lugar, e o anfitrião deste fim de semana conquistou a Bola de Ouro do Mundial. No ano seguinte, ainda veio o título da Copa América, na Argentina.

Junto com eles, estarão o ex-zagueiro Diego Lugano, atualmente integrante da diretoria do São Paulo, o lateral Martín Cáceres, o meia Cristian Rodríguez e o atacante Loco Abreu, ídolo do Botafogo.

Também estarão no gramado, mas no time adversário, o ex-goleiro colombiano Faryd Mondragón, o ex-zagueiro argentino Gabriel Milito e o ex-lateral-esquerdo Mariano Pernía, representantes do Independiente de César Luis Menotti, pelo qual o uruguaio estreou no dia 25 de outubro de 1998.

No meio-campo, a equipe terá a cadência Juan Sebastián Verón, com quem o uruguaio conquistou o título do Campeonato Inglês 2002-2003, sob a batuta de sir Alex Ferguson no Manchester United. Ao lado de 'La Bruja', estará outro ex-meia argentino, Juan Román Riquelme, com quem Forlán liderou a melhor fase da história do Villarreal na temporada 2004-2005, com a classificação para as semifinais da Liga dos Campeões e o terceiro lugar no Campeonato Espanhol.

A campanha do 'Submarino Amarelo' no Espanhol foi marcada pelos 25 gols do atacante uruguaio, artilheiro da competição e vencedor da Chuteira de Ouro da Uefa ao lado do francês Thierry Henry. Depois disso, ele se transferiu para o Atlético de Madrid, onde atuou com Maxi Rodríguez, que também fará parte da festa em Montevidéu.

A equipe "não uruguaia" terá ainda outros três argentinos, representantes da Inter de Milão: Zanetti, o ex-volante Esteban Cambiasso e o também ex-atacante Diego Milito.

Forlán dividiu com eles o vestiário durante a temporada 2011-2012, antes de voltar à América do Sul para jogar pelo Internacional. Foram convidados três colegas desse período, o ex-zagueiro Juan, o meia Andrés D'Alessandro e o atacante Rafael Moura.

Alguns outros atletas e ex-atletas que participarão da partida também são conhecidos da torcida brasileira por terem passado por times do país, como os ex-goleiros Juan Castillo (Botafogo) e Fabián Carini (Atlético-MG), o ex-lateral Bruno Silva (Internacional), os laterais Jorge Fucile (Santos) e Álvaro Pereira (São Paulo), o zagueiro Mauricio Victorino (Cruzeiro e Palmeiras), os volantes Arevalo Ríos (Botafogo) e Sebastián Eguren (Palmeiras) e o meia Nicolás Lodeiro (Botafogo e Corinthians).

Completarão a festa os também uruguaios Andrés Scotti, Diego Pérez, Maxi Pereira, Ignacio González, Sebastián Fernández e Christian Stuani, Joe Bizera, Darío Rodríguez, Antonio Pacheco, Javier Chevantón e Marcelo Zalayeta, o boliviano Juan Manuel Peña e o golfista espanhol Sergio García.