Topo

Medalhista nos Jogos Paralímpicos de 2016, belga morre após receber eutanásia

23/10/2019 11h01

Bruxelas, 23 out (EFE).- A belga Marieke Vervoort, que ganhou duas medalhas em provas do atletismo nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, morreu na noite desta terça-feira, aos 40 anos, após receber eutanásia

No Estádio Olímpico João Havelange, a atleta foi prata nos 400m e bronze nos 100m, ambas as provas da categoria T51/52, disputada com cadeira de rodas. Quatro anos antes, em Londres, ela havia sido campeã nos 200m e vice nos 100m, na T52.

Vervoort sofria desde os 14 anos de tetraplegia progressiva, uma doença muscular degenerativa e irreversível, que paralisa as pernas. Desde 2008, já estudava a opção da eutanásia, pelas intensas dores que sofria.

Já nas primeiras horas desta quarta-feira, houve as primeiras manifestações pela morte da campeã paralímpica e mundial dos 200m, na edição de 2015, realizada em Doha, no Catar.

"Marieke Vervoort trouxe à tona o esporte para deficientes, graças as duas medalhas nos Jogos Paralímpicos de Londres, com as grandes atuações esportivas e a coragem diante da doença", afirmou Marc Vergauwen, secretário-geral do Comitê Paralímpico Belga.

A Família Real da Bélgica divulgou nota em que os membros se dizem "profundamente tristes" e aproveitou para expressar apoio aos familiares e amigos da atleta. EFE