Topo

Wilstermann pede punição ao Blooming por insultos racistas contra brasileiro

18/03/2019 20h43

La Paz, 18 mar (EFE).- O Jorge Wilstermann pediu nesta segunda-feira que a Federação Boliviana de Futebol (FBF) aplique uma punição ao Blooming por conta dos insultos racistas proferidos pela torcida adversária contra o brasileiro Serginho na partida entre as duas equipes ontem, em Santa Cruz de la Sierra.

O presidente do Jorge Wilstermann, Grover Vargas, disse hoje à imprensa que o clube já denunciou à FBF os "maus momentos" que a torcida do Blooming proporcionou anteriormente para seus jogadores, "especialmente Serginho".

"Nenhum ato de racismo pode ser bem recebido, os senhores sabem que a luta é frontal em nível mundial, não somente no esporte, mas na vida", disse Vargas.

O dirigente afirmou que tal situação "não pode voltar a acontecer", e que pedirá "punição máxima" ao Blooming e "às pessoas que provocaram tudo isto".

Vargas também lamentou que "não é a primeira vez" que estas coisas ocorrem em Santa Cruz de la Sierra e que isso "alarmante".

Por causa dos insultos, Serginho deixou o campo cinco minutos antes do fim da partida entre Jorge Wilstermann e Blooming pela 13ª rodada do Torneio Apertura do Campeonato Boliviano.

Políticos e atletas repudiaram os insultos racistas contra o brasileiro, que em agosto de 2018 denunciou ter sido vítima de insultos racistas de parte de torcedores e de um jogador do Destroyers em um jogo do torneio local.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, expressou no Twitter solidariedade a Serginho, que "deixou ontem o campo em protesto, após receber insultos racistas de parte de maus torcedores".

"O futebol é um esporte que une os povos, não devemos permitir que seja manchado com estes atos discriminatórios", escreveu Morales.

O técnico da seleção Bolívia, Eduardo Villegas, disse que é "totalmente reprovável" o ocorrido e considerou que com a tecnologia é possível identificar os agressores para "abrir um bom precedente".

Em comunicado, o Blooming condenou o episódio e afirmou que os seis jogadores estrangeiros de seu elenco foram sempre tratados com respeito. EFE