PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Barcelona leva virada relâmpago de lanterna e pode ver Real assumir liderança

26/09/2018 17h16

Redação Central, 26 set (EFE).- O Barcelona perdeu a invencibilidade no Campeonato Espanhol nesta quarta-feira, ao sofrer uma derrota por 2 a 1 para o agora ex-lanterna Leganés, com direito a uma "virada relâmpago", e, de quebra, pode entregar a liderança ao Real Madrid.

Jogando fora de casa contra um adversário que entrou em campo na última posição na tabela, os comandados por Ernesto Valverde começaram pressionando e abriram o placar aos 12 do primeiro tempo, quando Lionel Messi fez grande jogada e acionou Philippe Coutinho, que concluiu com categoria.

Como o segundo gol não saía, o Leganés começou a ousar depois do intervalo. Aos sete minutos, o meia-atacante marroquino Nabil El Zhar igualou o marcador, e isso já poderia ser considerado uma façanha. Mas, no minuto seguinte, o zagueiro Gérard Piqué falhou em tentativa de corte dentro da área e deu a bola nos pés do meia Óscar Rodríguez, que balançou a rede.

Depois de sofrer a virada, o Barça se lançou ao ataque e ficou muito perto de empatar aos 36, quando Philippe Coutinho parou em ótima defesa do veterano goleiro Iván Cuéllar, que ainda fez intervenção espetacular no rebote, em bomba do meia croata Ivan Rakitic.

Além do ex-meia de Vasco, Inter de Milão e Liverpool, o time catalão contou hoje com outro recém-convocado por Tite para a seleção brasileira: o atacante Malcom, que entrou aos 26 do segundo tempo, substituindo o francês Ousmane Dembélé. O volante Arthur, por sua vez, passou os 90 minutos no banco de reservas.

Com a derrota, que aconteceu apenas três dias após o empate com o Girona em pleno estádio Camp Nou, o Barça fica estacionado em 13 pontos na classificação. Ainda hoje, em visita ao Sevilla, o Real Madrid pode chegar a 16, se vencer, e assumir a ponta de forma isolada. Amanhã, o Alavés também pode chegar a 13, se passar pelo Getafe, em casa.

O Leganés, do técnico argentino Mauricio Pellegrino, ex-zagueiro do próprio Barcelona, chegou a quatro pontos, saiu da última posição e subiu para 17º, provisoriamente fora da zona de rebaixamento do Espanhol.

Em outra partida disputada no início da tarde desta quarta-feira (horário de Brasília), o Villarreal se distanciou das últimas posições na tabela ao derrotar o Athletic Bilbao por 3 a 0, mesmo atuando na casa do adversário, no País Basco.

O meia Pablo Fornals, aos 20 do segundo tempo, o zagueiro argentino Ramiro Funes Mori, aos 35, e o atacante camaronês Karl Toko Ekambi, aos 43, anotaram os gols.

Esporte