Topo

Com recorde, Nenê ofusca Westbrook e comanda vitória dos Rockets

J Pat Carter/Getty Images/AFP
Imagem: J Pat Carter/Getty Images/AFP

23/04/2017 20h38

O pivô Nenê foi o grande destaque da vitória do Houston Rockets sobre o Oklahoma City Thunder por 113 a 109, neste domingo, conseguindo até mesmo ofuscar mais um triplo-duplo do armador Russell Westbrook. O pivô marcou 28 pontos e teve 100% de aproveitamento nos arremessos de quadra.

Com a precisão nos chutes e enterradas, o brasileiro igualou um antigo recorde da NBA, o de Larry McNeill, que em 1975 também converteu suas 12 tentativas.

Os Rockets, que levaram a melhor no duelo fora de casa, na Chesapeake Energy Arena, ficaram a uma vitória de garantir a classificação para as semifinais da Conferência Oeste e agora lideram a série em 3 a 1. A vaga na próxima fase dos playoffs da NBA pode vir diante da própria torcida, no Toyota Center, na próxima terça-feira (25), quando será disputado o jogo 5.

Nenê ficou em quadra por 25 minutos e foi perfeito nos arremessos com bola em jogo, convertendo os 12 que tentou. Nos lances livres, acertou 4 de 7. O pivô pegou ainda 10 rebotes, registrando um duplo-duplo. Habitual líder da equipe em pontos, o ala-armador James Harden foi "discreto" no quesito, ao marcar 16, mas teve boa atuação no geral, com sete rebotes e oito assistências.

O banco de reservas, por sinal, foi decisivo para os Rockets não só por causa de Nenê.  Lou Williams e Eric Gordon contribuíram para a vitória do time texano com 18 pontos cada.

Já pelo OKC, Westbrook seguiu seu espantoso padrão de triplos-duplos e também igualou um recorde, o de número de partidas consecutivas de playoffs conseguindo esta marca, se igualando ao lendário Wilt Chamberlain. Neste domingo, ele marcou 35 pontos, pegou 14 rebotes e deu 14 assistências.

Celtics empatam série

Em outro jogo neste domingo, o Boston Celtics venceu o Chicago Bulls, fora de casa, no United Center, por 104 a 95 e igualou a série em 2 a 2 na 1ª rodada dos playoffs da Conferência Leste.

Depois de perder os dois primeiros jogos da série em casa, a franquia de Boston se recuperou e devolveu as derrotas na casa dos Bulls. O destaque da partida foi Isaiah Thomas. O armador do Celtics terminou com 33 pontos, além de quatro rebotes e sete assistências.

Com a série empatada, as duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (26) no TD Garden, casa dos Celtics.