Topo

Buenos Aires apresentará candidatura para sediar Pan de 2023

27/01/2017 17h12

Buenos Aires, 27 jan (EFE).- A ciadade de Buenos Aires apresentará a candidatura para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2023, conforme anunciou nesta sexta-feira o ministro de Modernização, Inovação e Tecnologia da capital argentina, Andrés Freire.

"Vamos enviar à Odepa (Organização Esportiva Pan-Americana) nossas cartas de intenção de fazer os Pan-Americanos. Foi decidido nesta semana, na quarta-feira. Na terça-feira vence o prazo de inscrição como sede interessada, para apresentar uma declaração de interesses. Depois, até 30 de abril será preciso ratificar o interesse e dar um cheque de US$ 50 mil para dizer somos cidade candidata formal", disse Freire ao jornal "La Nación".

O pedido para organizar os Jogos Pan-americanos será realizado "entre hoje (sexta-feira) e esta segunda-feira" e conta com o aval do presidente do Comitê Olímpico Argentino (COA), Gerardo Werthein, do prefeito de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta, e do presidente da Argentina, Mauricio Macri.

A sede será decidida em outubro deste ano. A próxima edição dos Jogos Pan-Americanos será disputada na cidade de Lima entre os dias 26 de julho e 11 de agosto de 2019.

Buenos Aires será sede dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018 e já apresentou a candidatura para receber o Mundial de rúgbi de 2027 e o de basquete, junto ao Uruguai, de 2023. Argentina e Uruguai também pretendem organizar de maneira conjunta a Copa do Mundo de futebol de 2030.