Topo

Novo estado olímpico de Tóquio estará concluído até final de 2019

30/09/2016 01h58

Tóquio, 30 set (EFE).- A construção do novo estado olímpico de Tóquio vai terminar em novembro de 2019, o que representa uma antecipação de vários meses em relação à data inicialmente prevista de apenas alguns meses antes dos Jogos Olímpicos de 2020, anunciou nesta sexta-feira o governo japonês.

O Executivo aprovou hoje o plano de construção das instalações, a cargo de uma companhia mista dirigida pela construtora Taisei, e cujas obras começarão em dezembro deste ano.

O acordo, pendente de assinatura, estabelece em 149 bilhões de ienes (US$ 1,47 bilhão) o preço de construção, abaixo do teto de 155 bilhões de ienes (1,53 bilhão) estabelecido antes pelo governo do país asiático.

A construção do estádio é "essencial" para o sucesso dos Jogos, destacou hoje a ministra encarregada dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Tamayo Marukawa, em entrevista coletiva após a aprovação do plano.

No encontro, se debateu também o uso posterior da instalação, que poderia ser privatizada para abrigar eventos de futebol, atletismo e outros não esportivos.