Rossi segura Lorenzo em Jerez e vence a primeira na temporada da MotoGP
Para conseguir subir ao topo do pódio, o heptacampeão da categoria principal do Mundial de Motovelocidade precisou segurar o ímpeto do companheiro de equipe, o espanhol Jorge Lorenzo, que o pressionou nas últimas voltas.
Com o resultado, Rossi chegou aos 58 pontos e ocupa a terceira colocação na tabela, imediatamente atrás do dono do outro piloto da Yamaha, que tem 65, e do espanhol Marc Márquez, da Honda, terceiro em Jerez, que está disparado na ponta, com 82 pontos.
O espanhol Dani Pedrosa, da Honda, ficou na quarta colocação, e o espanhol Aleix Espargaró, da Suzuki, fechou o 'top-5'. O italiano Andrea Dovizioso, que começou a temporada como candidato ao título, decepcionou ao abandonar pela segunda corrida consecutiva.
Na Moto2, o domínio foi do britânico Sam Lowes, da Gresini Kalex, que já havia largado na pole position e, com a vitória, foi a 72 pontos na tabela, dez a frente do espanhol Álex Rins, da Pons Kalex, que ficou em terceiro hoje. O alemão Jonas Folger, da Intact Kalex, terminou na segunda colocação, a mesma em que largou.
O ítalo-brasileiro Franco Morbidelli, da Marc VDS Kalex, também chegou no mesmo posto em que partiu, o quarto. O resultado é o melhor do piloto na temporada, e representa salto para a décima colocação, com 24 pontos.
Já na Moto3, aconteceu a única vitória que não foi do pole position. O sul-africano Brad Binder, da Red Bull KTM Ajo, desbancou o italiano Nicolò Bulega, da VR46 KTM, que ficou em segundo, e chegou aos 77 pontos, 15 a mais que o espanhol Jorge Navarro, da Estrella Galicia 0,0 Honda, quarto hoje.