Topo

United leva susto e sai atrás, mas goleia e evita fiasco na Liga Europa

25/02/2016 19h47

Redação Central, 25 fev (EFE).- O Manchester United correu certo risco de fazer feio na Liga Europa e ser eliminado ainda na segunda fase nesta quinta-feira, mas goleou o Midtjylland por 5 a 1 no estádio Old Trafford depois de ter saído atrás no placar e avançou às oitavas de final.

Os 'Diabos Vermelhos' já entraram em campo em desvantagem por terem sido derrotados por 2 a 1 na Dinamarca na semana passada e ainda sofreu o primeiro gol do jogo de hoje em Manchester. Sisto fez 1 a 0 para os visitantes com um chute cruzado, aos 26 minutos do primeiro tempo.

A reação dos donos da casa começou cinco minutos depois, quando Depay fez boa jogada individual pela esquerda e Bodurov marcou contra. A virada poderia ter acontecido ainda antes do intervalo, aos 43 minutos, mas Mata desperdiçou uma cobrança de pênalti.

Quem vê o placar elástico, pode acreditar que o United teve vida fácil. Mas não foi bem assim, e o principal responsável por espantar a zebra foi o jovem Rashford, que fez sua estreia pelo time profissional e marcou dois gols, o segundo e o terceiro dos anfitriões, aos 18 e aos 29 minutos da etapa final.

A vitória se tornou goleada apenas nos últimos instantes. Ander Herrera, em nova cobrança de pênalti, aos 42, marcou o quarto, e Depay fechou a conta dois minutos depois, coroando boa atuação.

O outro representante inglês que entrou em campo às 17h05 (de Brasília), o Tottenham, também se classificou. Os 'Spurs' jogavam pelo 0 a 0 contra a Fiorentina por ter empatado em 1 a 1 na Itália, mas não se limitou a administrar o resultado e venceu por 3 a 0, com gols de Mason, Lamela e Gonzalo Rodríguez contra.

Na briga para somar pontos no chamado Coeficiente Europa e manter as quatro vagas na Liga dos Campeões, a Inglaterra se deu bem não só nesse confronto direto e com as classificações de United e Liverpool, mas também com a queda do Napoli, eliminado pelo Villarreal.

O 'Submarino Amarelo', que havia feito 1 a 0 em casa na ida, saiu atrás no estádio San Paolo nesta quinta, graças a gol de Hamsik, mas buscou o empate com Pina e também se colocou nas oitavas da Liga Europa.

Atual campeão e maior vencedor da história do torneio, com quatro conquistas, o Sevilla também passou de fase. A equipe da Andaluzia perdeu para o Molde por 1 a 0 na Noruega, mas havia levado a melhor por 3 a 0 no primeiro jogo e por isso avançou. Quem balançou a rede hoje foi Hestad.

No Estádio do Dragão, o Porto foi para cima do Borussia Dortmund para tentar reverter a derrota por 2 a 0 sofrida na Alemanha, mas acabou perdendo novamente, agora por 1 a 0, com gol contra de Casillas. No lance, Reus chutou e o goleiro fez grande defesa, mas no rebote Aubameyang acertou o travessão, a bola bateu no espanhol e entrou.

Uma das classificações mais emocionantes foi do Basel, que contou com gol de Zuffi aos 15 minutos da primeira etapa e vencia o Saint-Étienne por 1 a 0 até os instantes finais. O time francês empatou com Sall, aos 45 do segundo tempo, porque fez 3 a 2 na ida, mas Zuffi voltou a marcar e levou a equipe suíça às oitavas.

Entre todos os duelos da fase de 16 avos de final, apenas um foi decidido na prorrogação. Na Grécia, o Olympiacos devolveu o 1 a 0 sofrido diante do Anderlecht na primeira partida, mas no tempo extra o representante belga estufou a rede duas vezes e se classificou.

Os confrontos de oitavas de final da Liga Europa ainda não estão definidos por chaveamento e serão conhecidos em sorteio marcado para esta sexta-feira, às 9h (de Brasília), na cidade suíça de Nyon.