Topo

Ciclistas mais velozes 'são mais atraentes', diz pesquisa

Matt McGrath

Da BBC News

05/02/2014 09h52

Uma pesquisa conduzida por especialistas suíços sugere que ciclistas mais velozes são percebidos como sendo mais atraentes.

O estudo, publicado no Royal Society Journal, pediu a 800 participantes, entre homens e mulheres, que dessem notas sobre o grau de atração física de 80 ciclistas profissionais que haviam participado da tradicional prova Tour de France, em 2012.

O vencedor do torneio naquele ano, o britânico Bradley Wiggins, não foi incluído no estudo.

A atração dos ciclistas era medida apenas pela aparência de seus rostos. Os entrevistados que reconheciam os atletas ou sabiam previamente sobre seu desempenho na competição tinham suas notas desconsideradas.

Erik Postma, do Instituto de Biologia Evolucionária da Universidade de Zurique, comparou as notas com o desempenho dos ciclistas em treinos e na prova em si — em que os atletas tiveram de percorrer mais de 3 mil quilômetros.

"Para minha surpresa inicial, encontramos uma grande relação entre os dois fatores," disse ele à BBC News.

"Quando analisamos os 10% melhores e os comparamos aos 10% piores, descobrimos que eles são, em média, 25% mais atraentes".

Para os cientistas, a pesquisa sugere que os humanos evoluíram para reconhecer desempenho atlético através de traços faciais.

Evolução

Biólogos evolucionistas argumentam que as mulheres escolhem parceiros com base em indícios de que eles poderão ser bons pais ou transmitir uma boa carga genética.

Entre esses indicativos estariam condições de saúde e preparo físico.

Segundo Postma, os cientistas desconhecem como os participantes conseguiram identificar nos atletas traços faciais que pudessem dar pistas sobre suas habilidades esportivas.

Postma e sua equipe ainda observaram que mulheres que faziam uso de pílulas anticoncepcionais quando foram entrevistadas mostraram menos chance de ligar atração física ao desempenho atlético.

"Pesquisas em geral apontam que mulheres que tomam pílula têm preferência menor por rostos masculinos, e nosso estudo confirma isto: estas mulheres não se sentem muito atraídas pelos ciclistas velozes", disse Postma.

O estudo também concluiu que, no geral, os homens tiveram opiniões semelhantes às das mulheres e mostraram sua preferência pelos ciclistas mais rápidos.

Segundos os pesquisadores, apesar de dizerem ter dificuldades de achar outro homem bonito, os homens tem uma habilidade inerente de julgar a beleza de outros homens para poder identificar seus rivais.