Topo

Primeiro algoz de 'Spider' recorda duelo e reconhece que vitória mudou sua carreira

Ag. Fight

Ag. Fight

31/10/2020 08h00

De 2006 a 2013, Anderson Silva tinha a aura de invencível. O brasileiro enfileirou 16 rivais, incluindo dez defesas do cinturão peso-médio (84 kg) do UFC, e era apontado como o maior lutador de todos os tempos da modalidade. Mas o que pouca gente recorda é que, muito antes de brilhar com sua carreira internacional, Anderson foi superado pelo compatriota Luis Azeredo quando ainda dava seus primeiros passos no MMA.

A lembrança do primeiro algoz de 'Spider' vem na semana em que o brasileiro, provavelmente, vai fazer sua última luta na carreira - Anderson encabeça um evento em Las Vegas (EUA), neste sábado (31), quando encara Uriah Hall. Em entrevista à Ag. Fight, Azeredo recordou o duelo diante do compatriota, válido pelo evento 'Meca 1', em 2000. E para tal, 'Joker' revelou que aceitou o desafio mesmo sem atuar na sua divisão de origem.

"Eu tinha três lutas de MMA e enfrentei o Anderson. Sabia que ele era um cara experiente no muay thai e bem perigoso, porque sabia a história dele no muay thai. Ele já era um campeão e diferenciado. Ele sempre foi essa estrela. Quando tive a chance de lutar com ele, não era a minha categoria. Se você quer ser diferenciado, tem que arriscar. Se a categoria famosa era de 80 kg, eu tinha que ir lá e lutar. Aceitei o desafio", afirmou o lutador, que superou 'Spider por pontos, antes de destacar o valor dessa luta.

"Foi uma vitória perfeita. Ele não conseguiu me acertar nenhum golpe, dominei a luta em pé. No início soltei um chute forte na coxa e ele viu que eu tinha achado a distância. Depois disso foi mais difícil. Então esperei ele me atacar, porque aí achava a distância e levava para o chão. Senti que a vantagem era lutar no chão e justo. Então quando dava brecha e ele levantava, era difícil, porque ele tinha uma movimentação muito boa. Foi uma vitória boa para mim e abriu a porta do MMA na minha vida. Depois lutei no Japão e construí minha carreira. Ele é um cara excelente. Qualquer chance que você desse era um risco. Então tive que lutar perfeito e não dar brechas", completou o veterano.

Atualmente líder da equipe Hoboken Fight Club, localizada em Nova Jersey (EUA), Azeredo mantém seu foco em formar novos atletas. Dessa maneira, o brasileiro não pode deixar de destacar a importância que Anderson Silva teve no MMA para seus alunos. De acordo com Luis, o que 'Spider' fez foi um divisor de águas na modalidade.

"O Anderson fez um diferencial, o considero um dos melhores (de todos os tempos). Na época dele não tinha ninguém com a mesma habilidade, principalmente na parte de pé. Mestre de esquivas, contra-ataques, controlava bem a distância. Mas o mundo do MMA é ingrato. Quando está invicto, todo mundo fica com você. Quando perde, te crucificam. Nunca podemos tirar o mérito dele. Ele foi um divisor de águas no MMA", opinou.

Em 2011, após uma derrota no Bellator onde fraturou o braço durante o combate, Luis Azeredo decidiu pendurar as luvas e focar em novos projetos, como o da sua equipe. Com a experiência de já ter passado por essa situação de se retirar dos cages, o brasileiro admitiu que entende o desejo de Anderson Silva de cogitar seguir lutando.

"A realidade é que um lutador nunca quer parar. A gente tem isso dentro da gente, um espírito de samurai. Acho que ele tinha que ter parado como invicto, agora que já perdeu acho que se fizerem um desafio, pagarem bem... Não é qualquer um que vai ganhar dele. Acho que ele tem muita gasolina para queimar. Quanto mais experiente você fica, fica mais certeiro. Ele sempre está evoluindo. A idade é só número", explicou

Pelo main event do UFC Las Vegas 12, que será realizado neste sábado, Anderson Silva encara Uriah Hall, em disputa que tem sido promovida pela organização como a última da carreira do brasileiro. Aos 45 anos, o 'Spider' compete no MMA profissional desde 1997 e soma 34 vitórias, dez derrotas e um 'No Contest' (luta sem resultado) em seu cartel. O veterano foi campeão peso-médio do Ultimate entre 2006 e 2013.