Topo

Por um triz! Randy Couture detalha ataque cardíaco e desabafa: "Tive sorte"

Ag. Fight

27/11/2019 17h25

No fim de outubro, Randy Couture deixou os fãs de MMA tensos depois de sofrer um ataque cardíaco. Mais de um mês depois do incidente e sem correr mais nenhum risco de vida, a lenda do esporte detalhou como foi o tenso processo até o hospital. Ex-campeão meio-pesado (93 kg) e peso-pesado do UFC, 'The Natural' celebrou o fato de estar vivo após o susto sofrido.

Tudo começou com um simples treino do ex-lutador em sua academia nos EUA. Durante a prática, porém, Randy sentiu um desconforto interno e pensou que havia fraturado uma costela. Após o término da atividade, o americano foi para a casa, mas a dor não cessou. Foi quando ele desconfiou que havia algo errado naquela situação.

"Eu sabia que tinha algo errado, porque eu nunca fui um idiota. Fui para a casa e pensei: 'Ah, eu devo ter treinado demais'. Deitei na cama por cinco minutos mais ou menos, e essa dor simplesmente não ia embora. Pensei: 'Cara, tem algo errado'", relembrou Couture, em participação no programa 'Ariel Helwani's MMA Show'.

Foi então que, a pé, Couture se encaminhou para o centro emergencial mais próximo de sua residência. Ao chegar no hospital, veio a bomba. O desconforto não se tratava de uma lesão na costela, e sim de um princípio de ataque cardíaco. Após o diagnóstico, o veterano foi internado às pressas e sofreu uma cirurgia emergencial.

"Eles (médicos) disseram: 'Cara, você está tendo um ataque cardíaco. Eles correram comigo para o andar de cima, no laboratório de cateterismo. Mediram meu pulso. Meu sangue espesso criou havia criado um coágulo gigante na minha principal artéria. Tive uma ruptura de placa e o sangue ia correr como faria com qualquer ferida, para curá-la. Mas meu sangue estava tão espesso que criou um coágulo que obstruiu toda a artéria", explicou um dos primeiros astros do Ultimate.

No fim das contas, deu tudo certo no procedimento e Randy foi liberado dias depois. Curiosamente, o americano saiu do hospital da mesma forma que entrou, andando. Agora que o susto passou, a lenda do MMA agradece pela sua vida, pois sabe que o desfecho dessa história poderia ter sido trágico.

"Jesus, acho que fiz oito ou nove rounds de sparring na sexta-feira. Me sinto ótimo - um pouco doído malhando e voltando à ativa. Mas além disso, tudo ok. Tive sorte que fui (ao hospital) na hora que fui. Se eu tivesse esperado mais 30 ou 40 minutos, o desfecho seria diferente. Ter um ataque cardíaco foi estranho, mexe um pouco sua identidade. Me sinto mais como eu mesmo agora", concluiu Randy.