Topo

Ex-TUF Brasil garante investimento total na carreira: "Não junto dinheiro"

19/10/2016 18h08

Matheus Nicolau vai enfrentar John Moraga no TUF 23 Finale - Divulgação UFC

Matheus Nicolau vai enfrentar John Moraga no TUF 23 Finale – Divulgação

Depois de ganhar destaque com sua participação na quarta temporada do TUF Brasil, Matheus Nicolau, que foi derrotado pelo vice-campeão do programa nas semifinais, venceu as duas disputas que travou no octógono do UFC mais tarde e já assinou contrato para sua terceira aparição, marcada para novembro. Com essa reviravolta em sua carreira, o peso-mosca (57 kg) de apenas 23 anos garante que não está preocupado em curtir a fama ou juntar dinheiro, mas apenas em investir nele próprio.

Morando no estado do Novo México, Matheus treina com a renomada equipe de Greg Jackson desde que deixou a Nova União. E é no deserto americano que o atleta iniciou nova caminhada em sua carreira, onde precisou se adaptar ao clima, comida e nova estrutura de treinos além, é claro, de custear suas despesas em dólar. Tudo isso com a missão de ser o melhor que ele puder, como ele repetiu em cinco oportunidades durante rápida conversa com a reportagem da Ag. Fight.

“Eu vivo minha carreira por esse caminho e não poupo investimentos para isso. Não tenho poupança, não juntei dinheiro nenhum, pois reinvisto tudo no meio da luta. Material de treino, viagem, alimentação e suplementos melhores. Em cada degrau conquistado, você disputa com atletas de níveis melhores. Venho procurando isso. Nunca fechei a mão para investimentos. Meu foco não é ser milionário”, garantiu.

Treinando nos EUA com nomes de peso, como o ex-desafiante ao cinturão de sua categoria John Dodson, o ex-TUF conta com importante ajuda de compatriotas para, ao melhor “jeitinho brasileiro”, garantir suporte quando necessário ao se estar longe da família e amigos.

“O Iuri ‘Marajó’ fez o último camp dele aqui também, treinamos um pouco. Ele é muito gente boa, sou grande fã. O Diego Brandão está sempre treinando em dois horários aqui. Ele me deu muita força mesmo. Os brasileiros sempre se ajudam, né? Não tem como. O ‘Baratinha’, professor de jiu-jitsu, me ajuda legal também no chão. O ‘Corvo’, que já era meu amigo e treinava na Nova União, está aqui também. Estamos bem nessa parte ”, analisou.

Com duelo marcado para o próximo dia 19 de novembro, em São Paulo, Matheus encara o japonês Yuta Sasaki, atleta mais alto e mais experiente que deve representar um desafio de alto nível para as suas habilidades. Afinal, ele mesmo reconhece que, pouco a pouco, passará a enfrentar rivais mais qualificados, e cada detalhe desse processo exige cuidado.

“Cada lutador nos dá desafios diferentes, então sempre tento agregar. O Sasaki faz bem aquele jogo dele, é canhoto, é mais alto… Mas tenho bons parceiros de treinos. Treino com o Dodson, por exemplo, que é muito rápido. Então, se eu souber lidar com a velocidade dele, vou me dar bem na luta. Tento focar agora as minhas energias na minha evolução. O Sasaki é um grande desafio para mim, tem um estilo diferente. Vai ser mais uma etapa no meu aprendizado”, garantiu o atleta de fala rápida, porém sempre tranquila.

Com 12 vitórias e apenas uma derrota como profissional, Matheus pode terminar 2016 com um importante passo para o futuro caso anote o terceiro triunfo consecutivo no maior show de MMA do mundo. E, para isso, o atleta não poupa investimento e dedicação. Ao menos na teoria, é isso que se espera de um atleta profissional!