Topo

Leclerc (Ferrari) conquista pole position do GP da Espanha de F1

21/05/2022 15h20

Montmeló, Espanha, 21 Mai 2022 (AFP) - O monegasco Charles Leclerc (Ferrari), atual líder do mundial de Fórmula 1, conquistou neste sábado a pole position do Grande Prêmio da Espanha, sua quarta nas seis corridas da temporada.

No circuito de Montmeló, o piloto vai largar neste domingo na primeira fila, ao lado do holandês Max Verstappen (Red Bull), seu rival na classificação geral, que sofreu um problema mecânico no final da sessão de classificação.

"Não consegui fazer a minha última volta, mas estar na primeira fila é bom. Obviamente, gostaria de ter conquistado a pole", declarou o atual campeão do mundo após a sessão.

A sorte sorriu para o monegasco: depois de um giro nas primeiras etapas da terceira sessão de classificação, o piloto da 'Scuderia' só conseguiu fazer uma volta rápida, o que foi suficiente para marcar o melhor tempo.

Se as estatísticas do circuito catalão dão vantagem ao monegasco, já que 24 dos 31 Grandes Prêmios realizados neste circuito foram vencidos por quem largou na pole, o piloto da Ferrari teme sofrer problemas de pneus durante a corrida de domingo.

"Estou em uma boa posição, mas tivemos problemas com os pneus e se não os administrarmos bem, perderemos a vitória", alertou Leclerc.

- Mercedes está "progredindo" -Sob as temperaturas sufocantes que ultrapassaram os 34 graus Celsius no ar e os 45 Cº na pista, o espanhol Carlos Sainz Jr, ainda em busca da primeira pole da carreira, ficou com a terceira posição, à frente do britânico George Russell (Mercedes).

A equipe britânica, que domina o campeonato de construtores desde 2014 com oito títulos consecutivos, atravessa dificuldades nesta temporada e tem procurado aplicar melhorias neste circuito.

"Estamos progredindo, o carro não está mais saltando em linha reta e isso é uma grande diferença. Ainda temos algumas melhorias a fazer", disse Lewis Hamilton.

As mudanças parecem estar valendo a pena, já que o heptacampeão mundial se classificou em 6º, com o mexicano Sergio Pérez (Red Bull) ocupando a 5ª posição, entre as duas Mercedes.

No circuito catalão, um compromisso essencial no calendário e cenário de testes durante a pré-temporada desde 2014, com exceção de 2021, esta corrida é a ocasião perfeita para várias equipes aplicarem melhorias, como McLaren, Ferrari, Mercedes e Aston Martin.

Esta última foi alvo de críticas por parte da Red Bull devido à suposta semelhança entre o carro da equipe britânica e o RB18, de altas performances.

Apesar disso, os pilotos da Aston Martin, o alemão Sebastian Vettel e o canadense Lance Stroll, foram eliminados no Q1, a primeira sessão de classificação, e largarão em 16º e 18º, respectivamente, no domingo.

Diante do público espanhol, Fernando Alonso (Alpine) também foi eliminado no Q1 e largará em 17º, entre os dois pilotos da Aston Martin.

--- Grid de largada de domingo no GP da Espanha:

1ª fila:

Charles Leclerc (MON/Ferrari)

Max Verstappen (HOL/Red Bull)

2ª fila:

Carlos Sainz Jr (ESP/Ferrari)

George Russell (GBR/Mercedes)

3ª fila:

Sergio Pérez (MEX/Red Bull)

Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)

4ª fila:

Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo)

Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)

5ª fila:

Daniel Ricciardo (AUS/McLaren-Mercedes)

Mick Schumacher (ALE/Haas-Ferrari)

6ª fila:

Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes)

Esteban Ocon (FRA/Alpine-Renault)

7ª fila:

Yuki Tsunoda (JPN/AlphaTauri-Red Bull)

Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri-Red Bull)

8ª fila:

Zhou Guanyu (CHN/Alfa Romeo)

Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin-Mercedes)

9ª fila:

Fernando Alonso (ESP/Alpine-Renault)

Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes)

10ª fila:

Alexander Albon (TAI/Williams-Mercedes)

Nicholas Latifi (CAN/Williams-Mercedes)

hdy/kn/dlo/dam/dr/aam